20.3 C
Rio Branco
17 junho, 2021 7:32 am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

IFMS abre seleção para 1,5 mil vagas em cursos de idiomas e profissionais

Vagas abertas em cursos serão em polos de 14 municípios.

POR LÚCIO BORGES ORTEGA - CORRESPONDENTE MS

MATO GROSSO DO SUL – O IFMS (Instituto Federal de MS) está com 1590 vagas abertas em cursos de idiomas e qualificação profissional nos polos de 14 municípios. Para qualquer um dos cursos oferecidos as inscrições devem ser feitas a partir da próxima segunda-feira (7 ) na página do Candidato no portal do IFMS.

As vagas são para diversos níveis com turmas para iniciantes e turmas já em andamento que o candidato deve fazer prova de nivelamento. As cidades são Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã, Jardim, Três Lagoas, Água Clara, Alcinópolis, Costa Rica, Figueirão, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Veja abaixo, alguns detalhes, mas o edital com todas as regras do processo seletivo está publicado na Central de Seleção do IFMS. Os cursos ofertados, número de vagas e horário das aulas podem ser consultados no anexo II do edital.

Para os cursos de espanhol, inglês e libras são reservadas 340 vagas. Os três são na modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada) e são ofertados nas cidades onde o IFMS tem campus – Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas.

EAD

Já as outras 1.250 mil vagas são para cursos FIC na modalidade EAD (Educação à Distância). Nesse caso além das cidades onde o IFMS tem campus, as oportunidades estão disponíveis em Água Clara, Alcinópolis, Costa Rica, Figueirão, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Os cursos disponíveis neste caso são espanhol básico I e II, inglês básico I e II, operador de computador e vendedor.  A duração varia de três a cinco meses e estão previstos encontros presenciais semanais nos polos onde o estudante estiver matriculado. O início das aulas está marcado para 9 de agosto.

O quadro completo de vagas, com a escolaridade e a idade mínimas exigidas para o curso escolhido e dias e turnos dos encontros presenciais, e o cronograma do processo seletivo estão disponíveis no edital de abertura, publicado na Central de Seleção do IFMS.

 Inscrições

Para qualquer um dos cursos oferecidos as inscrições devem ser feitas a partir do dia 7 de junho na página do Candidato no portal do IFMS. Para os cursos de idiomas os estudantes, o prazo encerra dia 23 de junho e a seleção será por meio de sorteio no dia 28.

O resultado preliminar será divulgado no dia 3º e a primeira chamada acontece dia 6 de julho. Para os cursos de espanhol básico e inglês básico será realizada prova de nivelamento nos dias 7 e 8 de julho, com resultado no dia seguinte. Dúvidas sobre o edital devem ser enviadas ao e-mail [email protected]

Para os cursos de idiomas, as inscrições vão até dia 30 de junho e no dia seguinte a convocação para prova de nivelamento será divulgada. As avaliações serão online nos dias 5 a 9, 12 e 13 de julho.

A relação final dos candidatos será dia 19 de julho e o sorteio para as vagas será realizado dia 20. O resultado da classificação final e a primeira chamada devem acontecer dia 26 do mesmo mês.

De acordo com o cronograma do processo seletivo, no dia 19 de julho será divulgada a relação final de candidatos aptos ao sorteio, previsto para ser realizado no dia 20.

O resultado preliminar, com a classificação de todos os candidatos inscritos, será divulgado no dia 22 de julho. A classificação final e a primeira chamada estão previstas para o dia 26 do mesmo mês.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.