O deputado Edvaldo Magalhães usou o grande expediente da sessão desta quarta-feira (23) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para criticar o alto valor das passagens aéreas entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
Em uma consulta realizada pelo próprio deputado na empresa Gol, pela internet, a passagem chegou ao preço de R$ 1.313, para as próximas 48 horas.
Outra pesquisa foi feita com o trecho Rio Branco-São Paulo, para as próximas 20h, e o valor identificado foi menor do que o registrado anteriormente: R$ 1.300.
“Um voo de 4 horas de duração sai um pouco mais barato do que um de 50 minutos. Isso é absurdo. A população e os empresários sofrem muito com isso”, comentou o deputado.
O parlamentar disse que a Aleac deve legislar sobre o assunto, já que as companhias aéreas foram isentadas em mais de 90% no pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) – o que, de acordo com o parlamentar, deveria ocasionar uma diminuição no valor das passagens.
“Temos que legislar sobre isso. Essa empresas estão desrespeitando os consumidores acreanos, que estão sendo explorados. Isso é abusivo”, concluiu Magalhães.