30.3 C
Rio Branco
17 junho, 2021 12:54 pm

Reserva: marca de roupas masculinas que veste inovação e tecnologia

Destaque mundial no varejo brasileiro, a fashiontech une lojas inteligentes, tecidos tecnológicos, consumo sustentável e apoio ao empreendedorismo

POR ASCOM

A Reserva é a única empresa brasileira no ranking das mais inovadoras do mundo, de acordo com a Revista Fast Company. A marca também carrega três importantes selos: Empresa B, ABVTEX e Capitalismo Consciente. Criada em 2004 por Rony Meisler e Fernando Sigal, seu conceito aposta na cadeia de fornecedores nacionais para acompanhar de perto a produção e controle de suas roupas, que hoje tem 95% de fabricação no Brasil. No âmbito da inovação e da tecnologia estão os produtos fabricados com tecidos que repelem absorção de líquidos e pó, regulam a temperatura do corpo e, o mais recente deles, que inativa o coronavírus. Além disso, a marca conta com Inteligência Artificial no atendimento e personalização para clientes, apoio à sustentabilidade e ao empreendedorismo.

Amigos de infância, Rony e Fernando não tinham nenhuma relação ou interesse em ter uma carreira ligada à moda. Rony é engenheiro de produção e Fernando é publicitário. A ideia de empreender surgiu quando ambos notaram uma deficiência no mercado da moda voltada para o público masculino. Isso ocorreu quando eles se depararam com uma academia de ginástica em que cinco homens vestiam exatamente o mesmo modelo de bermuda. O nome Reserva surgiu em uma homenagem à praia preferida deles, no Rio de Janeiro.

Entre os principais projetos da Reserva está o 1P5P, considerado uma das maiores iniciativas sociais do mercado da moda brasileira. A ideia surgiu após conversa entre Rony e um jovem cearense, que chamou sua atenção para a questão da fome no Brasil. O programa viabiliza cinco pratos de comida a cada peça vendida na Reserva, Reserva Mini e Reserva Go. A ideia já foi comprada também por grandes marcas como Schutz e Chandon. Desde maio de 2016, o 1P5P já atingiu 39 milhões em contribuições.

A empresa, que tem o pica-pau como sua marca registrada, é reconhecida também pelo atendimento diferenciado. Uma das principais práticas de relacionamento com o cliente da loja se tornou um software inovador chamado Now. Essa ferramenta registra as preferências do consumidor e o histórico de compras atrelados ao CPF. Com isso, o vendedor responsável pelo cliente consegue criar um relacionamento próximo e ligar para o consumidor uma semana depois para perguntar se ele está satisfeito com as suas compras. “Vivemos para cuidar do nosso relacionamento com todos os nossos clientes e colaboradores com afetividade, respeito e profissionalismo, e por isso somos entendidos mais como amigos do que como marca”, explica Rony.

A Reserva também possui dois serviços de atendimento à domicílio. Um deles é o Reservado, criado para clientes fiéis da marca, utilizando inteligência artificial os produtos são escolhidos de acordo com o histórico de compras. O outro é o Em Casa, feito para quem

nunca foi até a loja. Neste, o interessado responde um questionário de dez perguntas e com base nos dados, a Reserva consegue escolher as melhores opções para ele. O Reservado representa 23% do faturamento da rede.

Atualmente, a Reserva conta com 81 lojas físicas, sendo 48 lojas próprias e 33 franquias em todo o Brasil, além de uma rede com mais de 1,5 mil multimarcas pelo país. A marca faz parte do Grupo Reserva, que também contém as marcas Reserva Mini, Oficina e Eva.

Inovação e tecnologia

Após 16 anos de sua criação, a Reserva conquistou mais espaço no mercado e expandiu sua atuação por meio de diversas inovações. Em 2018, a marca decidiu apostar em uma linha de cosméticos, foi assim que nasceu a Vaibe. O catálogo conta com itens para o cabelo, para a pele e para a barba. Seguindo os princípios de sustentabilidade, a Vaibe incentiva que os consumidores devolvam os frascos dos produtos vazios e, em troca, recebam 30% de desconto para compra de novos cosméticos, garantindo assim a reciclagem correta das embalagens.

Também neste ano, ocorreu o lançamento de uma célula criativa de colaboração, com o nome de RSV+. Nela, mensalmente são desenvolvidas parcerias com marcas de varejo nacional e internacional, não necessariamente de moda, a exemplo da bem-sucedida coleção com a Amazon, Johnnie Walker e Heinz.

Em 2019, a marca criou mais um braço chamado de Reserva Go, segmento especializado em calçados e acessórios. O projeto une tecnologia, arte e sustentabilidade nos modelos, além de incentivar que os clientes troquem tênis antigos da Reserva por descontos em novos pares. Outro diferencial é a possibilidade de customização dos tênis, o cliente pode trocar as cores de diversos componentes, que permitem até 4.500 possíveis combinações.

Também no ano passado, nasceu a Reserva Ink, plataforma que permite empreendedores personalizar peças pré-prontas e vendê-las online. A fabricação, logística e estoque ficam por conta da Reserva Ink, que produzirá as roupas na mesma fábrica já usada pelo Grupo Reserva, no Rio de Janeiro. Com mensalidade de 129 reais e uma porcentagem por cada venda, o empreendedor parceiro da plataforma consegue montar uma marca e loja online, hospedadas na plataforma, depois personaliza as roupas com as estampas que deseja e define o preço final do produto.

Ainda falando de tecnologia, a Reserva possui uma área interna de inovação na parte de tecidos. Com lançamentos mensais, a equipe responsável estuda formas de usar a tecnologia para facilitar a vida do consumidor. Já foram lançadas coleções da linha Resist&, que repele a absorção de líquidos e pó; e a linha Refrescant&, tecido que absorve e libera

calor regulando a temperatura do corpo, evitando assim a transpiração. Durante a pandemia do coronavírus, a área também foi responsável por lançar uma máscara de tecido antiviral que inativa o vírus Sars-Cov-2 em até 2 minutos, aprovada pela instituição Fiocruz, do Rio de Janeiro.

Atuação interna

Além de engajar seus clientes, a Reserva também atua na construção de uma boa relação com seus funcionários. Anualmente, a marca realiza uma convenção com todos os colaboradores do escritório, centro de distribuição e varejo, para apresentar os resultados do ano e realizar a entrega de prêmios para os se destacaram.

Em paralelo, a empresa investe em outras frentes de relevância como o Departamento de Felicidade para cuidar de seus colaboradores. O setor tem a responsabilidade de alinhar cultura e valores da empresa e engajar o time, por meio de uma comunicação interna eficaz e de ações que promovam essa essência no dia a dia de cada. Uma das atuações do Departamento é o Comitê de Diversidade que atua internamente, gerando reflexão, sensibilização, capacitação, reconhecimento e acompanhamento de assuntos relacionados à diversidade e inclusão. Ele é aberto a todos os colaboradores e os encontros são mensais, discutindo temas pré-definidos de acordo com o calendário construído em conjunto.

Outro importante projeto interno é o Bota na Vitrine. Cada colaborador, ao ser contratado pela marca, coloca em seu histórico um sonho palpável que deseja realizar. A Reserva, por sua vez, reconhece bimestralmente aqueles que realizam atividades incríveis fora do seu escopo de trabalho e como prêmio realiza um desses sonhos.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.