19 de abril de 2024

Rio Branco vai parar de vacinar pessoas com comorbidade a partir da próxima segunda

Pessoas com comorbidades que ainda não tomaram a vacina contra a Covid-19 em Rio Branco terão até esta sexta-feira (18) para fazê-lo. Isso porque a prefeitura anunciou que vai interromper a imunização desse grupo para seguir somente o esquema vacinal da população geral por idade.

Com isso, quem está, por exemplo, na faixa dos 20 anos e vive com alguma doença pré-existente terá, mesmo com laudo médico em mãos, de esperar a chegada da sua idade para se imunizar. Atualmente, a prefeitura vacina pessoas de 50 anos ou mais.

A reportagem procurou a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para saber por que não seguir os dois esquemas vacinais de forma concomitante. Por meio de sua assessoria de imprensa, a pasta respondeu que já aguardou tempo suficiente para que pessoas com comorbidades procurem os postos e que não vai mais “esperar pela boa vontade” delas.

“Se seguramos doses, reclamam que temos não sei quantas mil em estoque. Se queremos avançar, reclamam? A partir de segunda-feira, com ou sem comorbidades, será pela faixa etária e vai ter que ser igual todo mundo: esperar a sua vez na idade de vacinar ao tempo disponível”, disse o assessor.

Novamente questionada sobre o que impediria a vacinação dos dois públicos, a assessoria da Semsa, desta vez, afirmou que está seguindo o que manda o Plano Nacional de Imunização. Porém, o ContilNet apurou que não há no PNI nenhuma orientação para restringir grupos inicialmente contemplados.

A coordenadora estadual do PNI, Renata Quiles, reforçou que não há impedimento. “[As prefeituras que começaram a imunizar população geral] devem continuar vacinando pessoas com comorbidades. Apenas abriu um público a mais”, esclareceu.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost