22.3 C
Rio Branco
4 agosto 2021 11:27 pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

UFMS realiza ‘Movimento Concerto’ nesta sexta-feira na Capital

A partir das 19h30, sendo transmitida pelo canal da TV UFMS .

POR LÚCIO BORGES ORTEGA - CORRESPONDENTE MS

CAMPO GRANDE (MS) – A UFMS (Universidade Federal de MS), que tem sua parte cultural e realiza o ‘Movimento Concerto’ no Teatro Glauce Rocha em tempos normais, continuará com a atividade de cultura e lazer, mas devido a Pandemia, estará passando as apresentações via sua TV Universitária. Ontem, foi comunicado a realização da ação à acontecer nesta sexta-feira (18), a partir das 19h30, sendo transmitida pelo canal da TV UFMS . Assim, a edição de Junho do programa ‘Movimento Concerto’ terá a apresentação dos estudantes do curso de Música, Caio Fortunato e Henrique Lucena.

Conforme divulgação dos shows, Caio irá tocar violino e o repertório faz parte do seu recital avaliativo de conclusão de curso. “É um concerto do período romântico, do compositor alemão Max Bruch, para violino e orquestra, e será executado em conjunto com o pianista Nillo Cunha”, explica o académico.

Já Henrique irá apresentar quatro peças tocando o instrumento violoncelo. “A primeira peça será a Suite nº2 i-Prelude em ré menor, de Bach. Em seguida, o Primeiro Movimento do Concerto para violoncelo em dó maior, de Joseph Haydn. A terceira peça será O Canto do Cisne Negro, de Villa-Lobos; e a quarta peça será Les Mots Sont Allés, de Luciano Berio”, conta o estudante.

O coordenador do projeto, professor William Teixeira, explica que não haverá abertura do Teatro por conta da pandemia de Covid-19. Sendo que até mesmo no horário da TV, já não gente no local. “Todas as apresentações do ‘Movimento Concerto’ estão sendo gravadas previamente, para serem transmitidas remotamente. Tem sido uma experiência muito diferente fazer os concertos de maneira gravada sem o público no teatro, mas também uma boa oportunidade para todos os músicos que participam poderem voltar aos palcos”, explicou o professor.

Pela TV também será espetacular

Teixeira ressalta que mesmo pela TV, os apreciadores da Cultura e boa musica terão boas apresentações e o espetáculo. “Com certeza o público pode esperar um concerto feito com muito empenho e uma música de muita qualidade. No caso desse concerto, serão dois alunos que estão em fase de conclusão de curso, então também será muito bom que a comunidade prestigie esses alunos e a produção do curso de música da UFMS, e que conheçam um pouco mais sobre a música clássica”, destacou o coordenador do projeto.

Teixeira já lembra que além da apresentação desta sexta-feira, os concertos de dezembro também terão produções de estudantes do curso de Música.

Por meio do Movimento Concerto são realizadas apresentações musicais gratuitas e abertas à comunidade, quando não havia a Pandemia Covid 19. Mas, hoje ou amanhã, o objetivo  é de democratizar o acesso a este tipo de repertório. Na programação constam apresentações mensais de abril a dezembro.

A ação também faz parte da campanha Eu Respeito, da UFMS, que neste mês destaca as ações de preservação e conservação do Meio Ambiente.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.