O jornalista SalomĂŁo Matos, assessor de imprensa da Secretaria Municipal de SaĂșde de Rio Branco (Semsa), usou o seu perfil no Facebook para criticar o vereador Emerson Jarude (MDB).
SalomĂŁo disse que o parlamentar espalhou fake news ao anunciar a chegada de pouco mais de 20 mil vacinas e pediu que Emerson âtrabalhe mais e pare de mentir na internetâ.
âVereador, vai trabalhar! Se nĂŁo for para ajudar, pelo menos nĂŁo atrapalhe quem faz as coisas com seriedade. NĂŁo propague Fake news, ainda mais num assunto tĂŁo sĂ©rio e vital como a esperança de todos pela chegada de mais vacinas de combate ao coronavĂrus. O que deve chegar de imunizantes, senhor vereador, o contrĂĄrio do que vossa excelĂȘncia divulga em sua pĂĄgina social do facebook, sĂŁo apenas 15.750 doses, e somente do imunizante AstraZeneca, para a primeira dose. E mais, a previsĂŁo do lote chegar ao Acre Ă© somente amanhĂŁ 16, sexta-feira. NĂŁo brinque com a vida das pessoas. Todos estamos passando por esse momento difĂcil. NĂŁo brinque com vidasâ, escreveu Matos.
Segundo a chefe do setor se VigilĂąncia EpidemiolĂłgica de Rio Branco, Socorro Martins, as Fake News tĂȘm sido um grande problema na vacinação. Os funcionĂĄrios da saĂșde jĂĄ chegaram atĂ© a ser agredidos por populares, por conta das notĂcias falsas.
âInfelizmente, isso das Fake News Ă© muito grave e precisa ser combatido. As pessoas chegam para se vacinar procurando determinado imunizante e quando a gente diz que nĂŁo tem, essas pessoas alegam que leram as notĂcias em pĂĄginas nas redes sociais. JĂĄ chegaram a agredir nossos agentes de saĂșde, dizendo que a gente estĂĄ escondendo as vacinas. Isso Ă© muito grave. Isso Ă© crime e precisa ser combatidoâ, lamenta a chefe de vigilĂąncia, Socorro Martins.
Nossa reportagem entrou em contato com o vereador para comentar o assunto. Jarude diz que os ataques sofridos pelo assessor sĂŁo consequĂȘncias das denĂșncias contra Ă gestĂŁo de Frank Lima, o secretĂĄrio de SaĂșde, na condução do combate Ă pandemia em Rio Branco.
âEntendo que os ataques sĂŁo em virtude das denĂșncias que estamos fazendo na CĂąmara contra Ă gestĂŁo atual. As informaçÔes que divulguei foram repassadas pela porta-voz do governo, Mirla Mirandaâ, explicou.
