No estádio de Pituaçu, em Salvador, Bahia e Flamengo se enfrentaram neste domingo (18/7) pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A partida marcou as estreias de Gabigol e do técnico Renato Gaúcho no Brasileirão, e os dois saíram felizes com a goleada do Rubro-Negro por 5 x 0.
Longe do clube carioca por conta da convocação para a Copa América, Gabigol voltou com tudo para a equipe.
Logo na primeira partida no campeonato tratou de balançar as redes três vezes. Os dois primeiros foram logo no primeiro tempo.
Com os três gols marcados, Gabriel ultrapassou Bebeto como segundo maior artilheiro do Flamengo no Brasileirão com 42. Zico segue na lidernaça do clube na competição com 135 gols marcados.
E o prejuízo poderia ter sido maior ainda na primeira etapa. O Fla dominou todo o primeiro tempo e só não fez mais gols, graças às boas defesas do goleiro Matheus Teixeira.
Na volta para o segundo tempo, o Tricolor pareceu buscar uma reação, mas isso durou pouco.
Gabigol estava implacável e aos 16 minutos, depois de falha de Ligger, marcou mais um. O terceiro dele, o terceiro do Flamengo.
Pedro entrou no lugar dele, e também fez questão de participar da festa. Fez mais um. Aos 38 da segunda etapa foi a vez de Vitinho deixar o dele e dar números finais.
Com o resultado, o Flamengo saltou para a 6ª posição com 18 pontos somados. O Bahia caiu para a 8ª colocação.
Primeiro tempo
O Flamengo começou a partida em um ritmo muito forte, trocando passes e e chegando no ataque com perigo.
Logo no primeiro minuto de jogo, Everton Ribeiro deixou Gabigol na cara do gol, mas Matheus Teixera impediu o que poderia ser um gol relâmpago.
A equipe Rubro-Negra seguiu pressionando e Gabriel Barbosa acertou um lançamento na medida para Michael, que pegou de primeira e acabou isolando a bola.
O Bahia sequer conseguia chegar ao ataque, em contrapartida, o Mengão precisava de poucos toques na bola para criar chances perigosas.
Aos 20 minutos, o volume de jogo foi recompensado. Arrascaeta foi derrubado na área e o juiz marcou pênalti. Gabigol bateu sem chance de defesa para Matheus Teixeira e abriu o placar.
A equipe carioca não diminuiu o ritmo e seguiu comandando a partida, quase sempre tocando bola no ataque e arriscando na direção do gol.
Com 35 minutos de jogo, o goleiro do Tricolor defendeu uma bomba de Diego e evitou que o Fla aumentasse o marcador.
Só que aos 40 minutos, não teve jeito. Arrascaeta deu bom passe para Isla, que cruzou rasteiro e Gabigol de primeira fez o segundo dele e o segundo do Flamengo. 2 x 0 para o Rubro-negro.
Segundo tempo
Os dois times voltaram, e o Bahia ensaiava uma reação. Gilberto e Matheus Galdezani tiveram chances claras de gol logo no início da partida. No entanto, as duas finalizações não passaram de ameaças.
A partida parecia estar um pouco mais equilibrada, mas essa sensação não demorou muito.
Aos 16, Gabigol aproveitou a falha de Ligger após passe de Éverton Ribeiro e guardou mais um. Hat-trick do camisa 9. Logo na sequência ao gol, Renato sacou Gabriel para a entrada de Pedro.
E demorou pouco mais de 10 minutos para o atacante que veio do banco deixar o dele. Aos 28, após cruzamento de Vitinho, Pedro deixou o dele numa espécie de voadora na bola. Goleada, 4 x 0 para o Rubro-negro.
A equipe da casa parecia perdida, e o Fla queria mais. Arrascaeta fez ótima jogada, deu para Vitinho que não desperdiçou. Goleada do time da Gávea, 5 x o em cima do Bahia.