Boa notícia aos candidatos que estão avançando de fase nos concursos PF, PRF e Depen. O deputado federal Nicoletti (PSL) anunciou a apresentação de uma emenda que tentará garantir a convocação de todos os aprovados.
A medida foi anunciada pelo próprio parlamentar , por meio das suas redes sociais.
Segundo informou Nicoletti, foi aprensentada a proposta à Comissão de Segurança e na de Orçamento. A emenda à LDO 2022 tentará garantir todos os aprovados dos três concursos da Segurança Pública, que estão em andamento.
Além disso, ele também cita a reestruturação das carreiras, que é um dos pedidos.
O deputado informou que a votação será iniciada já nesta sex-feira, 9, para as emendas na Comissão da Segurança Pública.
Concursos PF, PRF e Depen já tiveram provas aplicadas
Todos os três concursos já tiveram suas provas aplicadas e caminham para realizar as etapas de eventos complementares. A mais adiantada é a PRF, que divulgou recentemente os resultados prelimianares do TAF, avaliação psicológica e documentação.
A PF realizou o TAF do seu concurso na última semana e em breve os resultados também devem ser divulgados.
Após a retomada, as provas do concurso Depen foram aplicadas no domingo dia 27 de junho. A abstenção foi de mais de 66% nas provas, um recorde, ocasionado por conta da pandemia da Covid-19.
Concursos PF e PRF somam 4 mil vagas
Os concursos da PF e da PRF tiveram seus editais divulgados em janeiro. Enquanto a Polícia Federal divulgou no dia 15, a Rodoviária Federal no dia 18, com o mesmo quantitativo.
Tanto uma quanto a outra tem oferta de 2 mil vagas, já anunciadas e garantidas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.
Mas, você ao entrar no edital pode estranhar que traz apenas 1.500 vagas. Mas é isso mesmo. Inicialmente, será esse o quantitativo.
Entretanto, Bolsonaro e os diretores das corporações já garantiram que estão confirmadas mais 500 vagas em ambas, que serão preenchidas pelos excedentes.
E o concurso Depen?
No concurso Depen, o edital trouxe uma oferta de 309 vagas, sendo 294 para o nível médio e 15 para o nível superior.
As vagas de nível médio são para o cargo de agente de execução penal. Além do da escolaridade média, para concorrer também é necessário ter carteira de habilitação, na categoria B ou superior.
As 15 vagas restantes são para o cargo de especialista federal em assistência à execução penal, cujo requisito é o nível superior em diferentes áreas profissionais.
A Folha Cursos chegou para acelerar os seus estudos. Em nossa nova plataforma, você encontra materiais completos, otimizados e sem enrolação!
Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis:
Por cargo
- Polícia Federal – Agente administrativo
- INSS – Técnico do Seguro Social
- PC-RJ – Investigador de Polícia
- PC-RJ – Inspetor de Polícia
- PC-RJ – Técnico Policial de Necropsia
- PC-RJ – Auxiliar Policial de Necropsia
- Banco do Brasil – Escriturário TI
- Polícia Civil de São Paulo
- TJ SP – Escrevente
- Polícia Penal de MG
- Polícia Civil CE
- Receita Federal
- Seap PA – agente penitenciário/policial penal
- PM SP – soldado 2ª classe