É grave? Bolsonaro reclama de soluço que já dura dez dias; entenda causas

Durante a última semana o presidente  Jair Bolsonaro (sem partido) tem apresentado dificuldades em seus discursos devido a uma persistente crise de soluço. Em sua live semanal na quinta-feira (8), o presidente explicou que isso passou a acontecer após um procedimento odontológico.

Ao iG Saúde, o cirurgião dentista  Adriano Rafael explicou que o soluço não costuma ser causado pelo procedimento em si, mas pelos medicamentos utilizados. “O soluço é um movimento do tipo espasmo/reflexo no diafragma, e pode ser causado por um reflexo neural”.

Além da interação medicamentosa, o soluço pode ser causado pela ingestão de alimentos em grande quantidade de maneira acelerada, pelo consumo de bebidas carbonatadas ou fermentáveis, explica Adriano Rafael. “Também pode ser causado por doenças do trato gastrointestinal como refluxo, gastrite, doenças sistêmicas que afetam o sistema neurológico (nervo vago), diabetes descompensada, doenças psicológicas como síndrome do pânico e ansiedade”, afirma o cirurgião.

Quando o soluço persiste por mais de 48 horas, um médico deve ser consultado para avaliar os possíveis fatores que estão causando o problema, diz Rafael, que alerta que alterações sistêmicas, como diabetes descompensada/problemas neurológicos, quando não tratados, podem causar sequelas e até mesmo a morte.

Confira a entrevista completa com o cirurgião dentista Adriano Rafael:

Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro vem apresentando crises de soluço. Ele disse que os soluços são por causa de um procedimento odontológico. Isso é possível?

Pelo procedimento odontológico em si não, mas sim em uma correlação com os medicamentos utilizados. O soluço é um movimento do tipo espasmo/reflexo no diafragma, e pode ser causado por um reflexo neural. Medicamentos que causam interação neural podem causar crises de soluço, como anti-inflamatórios esteroidais (corticoides) — como prednisona e dexametasona e também anestésicos como os que podem ser utilizados na odontologia.

O que pode causar isso?

O soluço pode ser causado por diversos fatores. Além da interação medicamentosa, o soluço pode ser causado pela ingestão de alimentos em grande quantidade de maneira acelerada, pelo consumo de bebidas carbonatadas ou fermentáveis. Também pode ser causado por doenças do trato gastrointestinal como refluxo, gastrite, doenças sistêmicas que afetam o sistema neurológico (nervo vago), diabetes descompensada, doenças psicológicas como síndrome do pânico e ansiedade .

Quando devemos acender um sinal de alerta para os soluços?

Quando o soluço persiste por mais de 48h, um médico deve ser consultado para avaliar os possíveis fatores que estão causando o soluço persistente/crônico.

Quando se tem soluço persistente, o que devemos fazer?

Continua após a publicidade

Procurar um médico para avaliar as possíveis causas e tratar de maneira correta.

Os soluços podem indicar alguma condição grave que traga sequelas ou mesmo a morte?

Sim, alterações sistêmicas como diabetes descompensada/problemas neurológicos quando não tratados podem causar sequelas e até mesmo a morte .

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost