Ícone do site ContilNet Notícias

El País: Indígenas isolados no AC entram em risco de extinção com avanço de projeto na Câmara

Por TON LINDOSO, DO CONTILNET

Indígena isolado no alto curso do rio Humaitá, no Acre, fotografado em 2016 de um helicóptero. FOTO: RICARDO STUCKERT

Os indígenas que vivem em tribos isoladas, dentro e fora do Acre, correm risco de extinção. Essa foi a pauta de uma reportagem especial do El País. A reportagem traz duras reflexões sobre o cenário político e como o PL 490 que, de acordo com a publicação, pode permitir que empreendedores privados façam o contato com os índios isolados.

“No Brasil existem aproximadamente 114 grupos indígenas que desconhecem o jogo político em Brasília. Em suas aldeias, localizadas nas profundezas da Amazônia Legal, não chegaram notícias da aprovação do Projeto de Lei 490/2007 pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara nesta terça-feira (o texto-base foi sancionado semana passada)”, diz um trecho da publicação.

A publicação afirma que, para estes 114 grupos indígenas isolados — que por vontade própria não ter contato com a sociedade há séculos, mas vivem pressionados pelo avanço de madeireiras, garimpeiros e pelo agronegócio — “a aprovação do projeto pode significar sua extinção”.

O texto agora vai para o plenário da Câmara, onde precisa ser aprovado antes de ir para o Senado. Para ler a reportagem completa, CLIQUE AQUI.

Sair da versão mobile