18 de abril de 2024

Em disputa por território, cervos do Pantanal travam as galhas e morrem afogados: ‘Imagem muito significativa’

Um dos locais mais preservados de Mato Grosso do Sul, o Rio Salobra é refúgio de espécies de diferentes biomas.

É também por onde atravessam rios cristalinos. E foi neste local que há 3 dias cervos do Pantanal foram encontrados mortos, boiando e com as galhas entrelaçadas.

O advogado Valtemir Mendes, de 59 anos, estava em um passeio, acompanhado da esposa e o proprietário da fazenda, Gerson Prata, de 65 anos, quando viram os animais.

“Ali é uma região onde é possível ver os cervos, mas, desta forma eu nunca tinha visto nada parecido. Nós comunicamos a PMA [Polícia Militar Ambiental] e eles explicaram que seria uma disputa por território. É uma imagem muito significativa”, afirmou ao G1 Valtemir.

Advogado também faz flagrantes da natureza e diz que imagem é muito significativa — Foto: Valtemir Mendes/Arquivo Pessoal

Advogado também faz flagrantes da natureza e diz que imagem é muito significativa — Foto: Valtemir Mendes/Arquivo Pessoal

Presente na região há 20 anos, Gerson também disse que nunca tinha visto os animais desta forma.

“Eu rapidamente acionei a PMA e também avisei o pessoal da Imasul [Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul], já que eles tem um projeto no local. Eles desconfiaram de uma briga dos animais desde o início e depois, quando viram que os chifres estavam muito entrelaçados, constataram que eles morreram brigando”, explicou.

Levados para a beira do rio, os animais foram avaliados. “Eles desceram cerca de 30 km, vieram com a correnteza. Gosto muito de animais e já tinha presenciado uma briga entre cervos na África, mas, no seco e não na água. É a natureza e suas belezas. Aqui é um rio de conservação ambiental, onde é proibido pescar, andar com trabalhas e peixe e até para o motor existem as regras”, comentou.

Cervos foram avaliados pela PMA após serem flagrados no Rio Salobra (MS) — Foto: Gerson Prata/Arquivo Pessoal

Cervos foram avaliados pela PMA após serem flagrados no Rio Salobra (MS) — Foto: Gerson Prata/Arquivo Pessoal

O tenente-coronel Ednilson Queiroz, da PMA, ressaltou que uma equipe foi ao local e avaliou o que pode ter ocorrido.

“Eles provavelmente brigaram, acabaram entrelaçando as galhas e, desta forma, vem o cansaço, o estresse profundo e ali morreram afogados. Não há nenhum outro sinal de algo diferente no local e a água contribuiu para a morte. Como na natureza nada se perde, ocorre a cadeia alimentar e eles se transformam em alimento”, finalizou.
PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost