19 de abril de 2024

Estudo identifica 86 doses vencidas de vacina contra a Covid-19 aplicadas em Manaus; prefeitura nega

Um levantamento baseado no cruzamento de dados oficiais do governo federal aponta que, em Manaus, ao menos 86 pessoas podem ter recebido doses vencidas de vacina AstraZeneca contra a Covid-19. No total, em todo o Amazonas, o número chega a 594 pessoas em 31 cidades.

Em nota, a Secretaria de Saúde da Manaus negou que tenha aplicado doses fora da validade. A Secretaria de Saúde de Parintins também negou irregularidades. (veja detalhes abaixo).

G1 teve acesso ao trabalho dos pesquisadores Sabine Righetti, da Unicamp, e Estêvão Gamba, da Unifesp, que foi publicado nesta sexta-feira (2) pelo jornal “Folha de S. Paulo”.

Em todo o país, ao menos 26 mil pessoas podem ter recebido doses vencidas da vacina AstraZeneca. No Amazonas, o problema concentrou-se em três lotes:

  • 4120Z005: com validade até 14/04/2021
  • 4120Z025: com validade até 04/06/2021
  • CTMAV501: com validade até 30/04/2021

 

Doses vencidas aplicadas por cidade

MUNICIPIO DOSES
MANICORE 104
MANACAPURU 88
MANAUS 86
SAO GABRIEL DA CACHOEIRA 46
NOVO ARIPUANA 40
IRANDUBA 38
NHAMUNDA 28
EIRUNEPE 24
ITACOATIARA 24
NOVO AIRAO 20
SILVES 20
CANUTAMA 15
ATALAIA DO NORTE 12
AUTAZES 11
COARI 8
BARCELOS 6
LABREA 4
CARAUARI 3
BORBA 2
HUMAITA 2
IPIXUNA 2
TEFE 2
ANORI 1
CAAPIRANGA 1
JUTAI 1
MANAQUIRI 1
PARINTINS 1
PAUINI 1
RIO PRETO DA EVA 1
SAO SEBASTIAO DO UATUMA 1
TABATINGA 1
TOTAL 594

O que dizem as prefeituras?

Manaus

 

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) informou que não houve registro de lotes vencidos na Divisão de Imunização do Município (Divim), nem a aplicação de qualquer dose fora do prazo de validade. O texto afirma que todos os lotes recebidos são registrados nos sistemas de informação, onde também são cadastrados os dados do vacinado, local e hora da aplicação da dose, além dos dados do vacinador.

As informações são repassadas ao Ministério da Saúde, para monitoramento e transparência do processo de vacinação. A Semsa disse que vai apurar, junto ao DataSus, a possibilidade de erros nos registros no sistema do Ministério da Saúde.

Caso alguém tenha dúvidas, a Semsa orienta que os usuários procurem a Ouvidoria Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do telefone 0800-092-1603 e 98842-6835, exclusivo para mensagens de WhatsApp.

Parintins

 

Em nota, a prefeitura de Parintins também afirmou que que não foram aplicadas doses vencidas de vacinas contra Covid-19. O secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, e a coordenadora de Vigilância em Saúde, Elaine Pires, alegam que cada frasco de vacina Astrazeneca vem com 5 doses, sendo assim impossível que apenas uma dose tenha sido aplicada nessas condições. O texto afirma que o lançamento no Sistema Conect SUS pode ter ocorrido em dia diferente da aplicação da dose.

A Prefeitura de Parintins ainda reitera a impossibilidade da aplicação de vacina vencida, lembrando que é feito um controle e acompanhamento das datas de vencimento dos imunizantes.

Estado diz que municípios são responsáveis

 

Em nota enviada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, o órgão diz que todos os lotes de vacina que foram encaminhados pelo Ministério da Saúde, via Programa Nacional de Imunização (PNI), foram distribuídos em tempo oportuno aos municípios, que são os responsáveis pelo armazenamento e aplicação.

A FVS afirma que monitora com as Secretarias Municipais de Saúde o estoque de vacina, de acordo com lote e data de vencimento, e não há registro de aplicação de doses com data de validade vencida. A coordenação estadual do PNI vai verificar se houve falha de registro no sistema de informação e quais medidas serão estabelecidas a partir do resultado desta análise.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost