Ex-senador João Rocha morre de Covid-19 em Goiânia
Por G1
O ex-senador e ex-diretor financeiro do Grupo Jaime (GJC), João da Rocha Ribeiro Dias, de 80 anos, morreu de Covid-19, nesta segunda-feira (26), em Goiânia. Ele ficou internado por seis dias em um hospital da capital.
Conforme apurou a TV Anhanguera, João Rocha foi internado na última terça-feira (20), no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) em estado grave. Ele foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e intubado.
O ex-senador deixou a esposa e três filhos. O corpo dele foi sepultado no Cemitério Parque Memorial, em Goiânia.
Carreira na política e imprensa
João da Rocha Ribeiro Dias nasceu em 15 de janeiro de 1941 em Ribeiro Gonçalves, no Piauí. Seu pai, Cornélio Ribeiro Dias, foi prefeito do município de Cristalândia, quando a cidade fazia parte do Estado de Goiás.
Em 1959, João Rocha começou a trabalhar como auxiliar de escritório na Organização Jaime Câmara. Entre os anos de 1964 e 1966, assinou a coluna “O Norte em foco” no Jornal O Popular.
Em 1965 foi eleito diretor da Associação Goiana de Imprensa e em 1966 formou-se em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Em 1975, João Rocha tornou-se diretor financeiro da TV Anhanguera. Foi ainda presidente da Associação e do Sindicato das Empresas de Radiodifusão do Estado de Goiás (1980-1988), conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Goiás (OAB-GO), em 1986, e diretor da Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg), em 1988.
João Rocha foi um dos defensores da criação do estado do Tocantins, sendo eleito senador em 1990 e ficando no cargo até 1998.
Em sua carreira como escritor, João Rocha é considerado o político tocantinense que produziu os melhores textos sobre a história política do Tocantins. Ele recebeu várias homenagens em vida:
Cidadão Honorário de Araguaína – TO;
Cidadão Honorário de Porto Nacional – TO;
Medalha do Mérito Empresarial da Associação Comercial de Goiás;
Sócio Honorário do Clube dos Direitos Lojistas de Catalão – GO;
Medalha do Mérito Tiradentes da Polícia Militar de Goiás;
Ordem do Mérito Tocantins no Grau de Grã-Cruz-Maior, concedida pelo governo de Tocantins;
Medalha do Mérito Tamandaré, Ministro da Marinha;
Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico, Ministério da Aeronáutica.
Políticos lamentam a morte
Ronaldo Caiado – Governador de Goiás
Em nota, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), lamentou a morte de João Rocha. É com imenso pesar que eu e minha esposa, Gracinha Caiado, recebemos a notícia da morte de João Rocha Ribeiro Dias, em decorrência da Covid-19″.
“Peço a Deus que, neste momento de imensa dor, possa confortar o coração dos amigos e familiares. Manifestamos nossas condolências e nossos sentimentos”, disse o governador.
Mauro Carlesse – Governador de Tocantins
O governador de Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), lamentou a morte do colega e lembrou da importância dele à história do estado. Em nota, o governador disse que durante a trajetória política, João Rocha cultivou não apenas eleitores, mas admiradores e amigos e que em sua carreira como escritor, deixou um legado sobre a história política de Tocantins.
“Neste momento de tristeza, rogo ao nosso eterno e amado Deus que conceda o consolo, por meio de seu Santo Espírito, a todos os familiares e amigos que, certamente, sentem a partida de João Rocha. Meus sentimentos a todos”.
Rogério Cruz – Prefeito de Goiânia
O Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), publicou uma nota de pesar pela morte do ex-senador em suas redes sociais. Ele ressaltou que João Rocha teve uma atuação importante na imprensa goiana e que deixa legado marcado na história de Goiás.