Um tapete na cor lilás formado por flores caídas de um Ipê Roxo (Handroanthus impetiginosus) no Parque da Maternidade, em Rio Branco, virou atração no último final de semana. A imagem contrasta com a situação do Parque, que está abandonado desde o governo passado mas ainda conserva detalhes capazes de encantar os admiradores da natureza.
O Ipê Roxo é uma árvore nativa do Brasil, muito resistente e utilizada para arborização urbana e produção de madeira. É originária da Mata Atlântica. A que tanto vem chamando a atenção dos transeuntes do parque da Maternidade foi plantada quando da arborização do parque, inaugurado em 2002, no governo Jorge Viana.
Além de ser uma das principais vias da cidade, o rua que atravessa o parque da Maternidade numa extensão de mais de 12 quilômmtros contempla, além de uma paisagem singular, diversos tipos de árvores como os ipês nas cores brancas, amarelas e roxo. As flores ao chão, que formam um tepete lilás, parece um pedido da natureza aos governantes para que não permitam o abandono do logradouro e suas plantas.