26.3 C
Rio Branco
23 setembro 2021 1:39 am

Morre o ex-ministro Marco Antônio Raupp vítima de insuficiência respiratória

POR A TARDE

Última atualização em 24/07/2021 16:09

Morreu neste sábado (24), aos 83 anos, o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, vítima de insuficiência respiratória aguda, decorrente de um tumor cerebral.

Raupp foi ministro de janeiro de 2012 a março de 2014, na gestão da presidente Dilma Roousseff (PT), e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); além de presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Como ministro, Raupp criou a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), em 2013, e foi responsável pela formulação e coordenação da política espacial brasileira, com atuação entre os anos de 2011 e 2012.

Atualmente ele dirigia o Parque Tecnológico de São José dos Campos, em São Paulo, equipamento criado e implantado por ele. Em nota, a prefeitura de São José dos Campos lamentou a sua morte e decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-ministro.

O corpo de Raupp, que era doutor em Matemática pela Universidade de Chicago, livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP), onde foi professor associado no Instituto de Matemática e Estatística, vai ser velado nesta tarde no cemitério Parque das Flores.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.