Racha no PDT do Acre ameaça futuro do partido nas eleições do ano que vem

Futuro

Ontem, escrevi aqui na coluna que se o MDB quiser, de fato, lançar um nome para a disputa ao governo em 2022, o quadro mais forte do partido é o do vereador Emerson Jarude. Hoje, o presidente da sigla, o deputado federal Flaviano Melo, passou o dia na companhia do vereador. Os dois foram até o Alto Acre, visitar Brasileia, que comemora 111 anos e que também é sede da reunião da AMAC. A aproximação tem cheiro de 2022.

Capital política

Prestes a completar 111 anos, que vai ser comemorado amanhã, dia 3 de julho, Brasileia é hoje a capital política do Acre. Governador, senadores, prefeitos, deputados federais e estaduais estão na cidade para prestigiar os eventos em comemoração ao aniversário do município e para participar da reunião da Associação dos Municípios do Acre, a AMAC.

Prestigiada

Toda essa festa e a presença maciça da classe política em Brasileia se dá muito por conta do prestígio político da prefeita Fernanda Hassem (PT). A prefeita, que está no segundo mandato e é muito querida na cidade, tem expandido sua influência para além do Alto Acre. Mesmo no PT, a prefeita tem diálogo aberto com parlamentares de todos os espectros políticos. Hassem chegou até a ter o nome envolvido em uma possível cabeça de chapa com Gladson Cameli em 2022, mas para isso, claro, precisaria sair do PT.

Racha no PDT

A situação no PDT está tensa. O partido, que teve um resultado excelente nas últimas eleições, elegendo três vereadores na capital, entre eles a mais votada, a vereadora Michelle Melo, e fez também três prefeituras no interior – Bujari, Jordão e Tarauacá – tinha tudo pra crescer ainda mais em 2022, mas, ao que parece, está em processo de implosão.

Habilidade e prestígio

Quem conhece a habilidade e o prestígio do deputado Luís Tchê sabe que essas pendengas que vem ocorrendo no PDT são nuvens passageiras. Podem apostar em no raiar de 2022 a chapa do partido estará montada, como sempre esteve.

Surpresa

A exoneração de Barroso pegou de surpresa até o diretor-presidente da Funtac, Tom Sérgio, irmão do deputado federal Jesus Sérgio.

Consequências

As consequências desses desentendimentos internos podem ser catastróficas para o partido. De olho na reeleição para deputado estadual, Tchê tem dado pouco espaço para os postulantes ao mesmo cargo que ele, reclamam os correligionários. O ex-deputado estadual Eber Machado, que quer concorrer novamente a uma vaga na Aleac, chegou a ser exonerado do cargo de diretor-executivo da Agência de Negócios do Acre (Anac).

Acelerou

O ritmo da vacinação acelerou novamente. Depois da parada, por falta dos imunizantes, a faixa etária dos vacinados tem diminuído com velocidade. Amanhã já é a vez da turma dos 32 anos de vacinar, e no domingo, a turma dos 30. Demorou mas engrenou.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost