25.3 C
Rio Branco
21 julho, 2021 10:26 am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Vídeo mostra animais silvestres sendo resgatados de incêndio em área de mata em Vilhena, RO

Relatório do incêndio que atingiu mais de 200 hectares de mata será entregue ao MPF. Alguns animais foram encontrados queimados ou atropelados

POR G1

O trabalho de resgate de animais silvestres é realizado em Vilhena (RO) desde a noite de domingo (19) devido um incêndio que atingiu uma região de mata próxima ao aeroporto da cidade.

Nesta terça (20), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) realiza buscas por animais machucados ou desorientados.

“Avistamos algumas aves sobrevoando o local e vimos também pequenos mamíferos, inclusive um filhote de tatu foi resgatado pela nossa equipe.”, conta o assessor da Semma Rafael Fonseca.

De acordo com a secretaria, foram encontrados mortos duas aves, uma cobra cipó e uma serpente peçonhenta.

“Encontramos também uma serpente atropelada, na pista que dá acesso ao aeroporto. Possivelmente esse animal tentou fugir das chamas e sofreu esse atropelamento”, conta Rafael.

Foram resgatados vivos um filhote de asa-branca, um frango d’água azul e um filhote de tatu-galinha. Os que estavam sem ferimentos ou apenas desorientados foram transferidos para matas próximas sem focos de fogo.

Caso a população encontre algum animal silvestre que precisa de cuidados, o resgate pode ser acionado através dos números:

  • Semma – (69) 98471-2971
  • Corpo de Bombeiros – 193

Relatório do incêndio

 

Local do incêndio fica próximo à área urbana em Vilhena, RO — Foto: Semma/Divulgação
Local do incêndio fica próximo à área urbana em Vilhena, RO — Foto: Semma/Divulgação

A Semma também informou que vai encaminhar ao Ministério Público Federal (MPF) um relatório completo sobre o incêndio, possivelmente causado pela queda de um avião aeromodelo, que atingiu mais de 200 hectares de uma área pertencente à Força Aérea.

De acordo com o secretário da Semma, Rafael Mazieiro, o MPF deve ser contatado por se tratar de um território da União. A área queimada fica próxima ao Aeroporto Brigadeiro Camarão e ao parque ecológico da cidade.

Até a tarde da segunda-feira (19), alguns focos continuavam ativos no local mas nesta terça-feira (20) as chamas já tinham sido completamente controladas.

Área de mata atingida pelo incêndio em Vilhena, RO — Foto: Arte G1/Thais Nauara
Área de mata atingida pelo incêndio em Vilhena, RO — Foto: Arte G1/Thais Nauara
Para ver o vídeo CLIQUE AQUI!
Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.