35.3 C
Rio Branco
27 setembro 2021 2:55 pm

Com três bombeiros atuando em Feijó, associação se manifesta contra o corte no banco de horas

Em texto, Aprabmac falou da necessidade da recompensação de hora extra remunerada em decorrência do baixo quantitativo de profissionais atuando no município

POR RENATO MENEZES, PARA CONTILNET

Última atualização em 14/08/2021 11:34

Feijó dispôs de apenas três bombeiros militares para atender a população durante uma escala de serviço. Isto é o que diz o Boletim Interno do 9º batalhão, publicado nas redes sociais da Associação das Praças dos Bombeiros Militares do Acre (Aprabmac) na última quinta-feira (12). Ainda segundo a publicação, os profissionais sofrem com cortes no banco de horas feitos pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag/Ac).

Estes cortes, de acordo com o texto emitido pela Aprabmac, acabam prejudicando na realização dos serviços dos bombeiros militares, visto que o banco de horas tem o objetivo de compensar a jornada mensal de trabalho com o pagamento de plantão extra.

“Do dia 11 para o dia 12 de agosto, o 9º BEPCIF atendeu capturas de animais, incêndios em vegetação, fogo em entulho, prestou apoio a outros órgãos, fez vistoria técnica e abatimento em árvore com risco de queda, vistoriou, controlou e/ou exterminou insetos, efetuou Atendimento Pré-Hospitalar, e vistoriou estabelecimento privado para prevenir incêndio e pânico”, disseram.

Como o estado do Acre dispõe de 442 bombeiros para atender os 22 municípios, e como do anúncio do edital do concurso até o curso de formação de soldados levam um período de, aproximadamente, 18 meses, a Aprabmac teme que os profissionais não consigam atuar com maestria nas ocorrências diárias. “Sem as horas extras remuneradas por atividade complementar extraordinária, será impossível atender a demanda aos acreanos”, finalizou.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.