23.3 C
Rio Branco
24 setembro 2021 8:18 pm

Concurso ISE AC 2021: governo anuncia novo edital para setembro

Governador Gladson Cameli revela que edital do novo concurso ISE AC deve ser publicado em setembro. Veja os detalhes!

POR FOLHA DIRIGIDA

Última atualização em 17/08/2021 08:47

O Instituto Socioeducativo do Acre poderá ter novo concurso para efetivos este ano. De acordo com o governador Gladson Cameli o edital está previsto para ser publicado no mês de setembro.

O número de vagas e os cargos ainda não foram revelados. Porém, a expectativa é que agente socioeducativo seja contemplado. Essa carreira tem como requisitos: ensino médio completo, idade entre 18 e 50 anos, até a data de matrícula no curso de formação.

Além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria AB. As seleções para essa carreira são compostas por provas objetivas, provas de aptidão física, exames médicos, toxicólogos, psicotécnicos, investigação criminal, social e curso de formação.

Há ainda a possibilidade que os seguintes cargos integrem o concurso ISE AC 2021: assistente social, contador, engenheiro civil, psicólogo, pedagogo e técnico administrativo e operacional.

Em novembro, o secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, Paulo Cézar, nomeou uma comissão integrada para elaborar proposta de realização de concursos públicos. Uma servidora do ISE AC fez parte do grupo.

Após o estudo da comissão, o governo autorizou novos concursos para Segurança. Além do ISE AC, estão em preparo editais para Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). A publicação também deve ocorrer em setembro.

O anúncio das próximas seleções ocorreu no último dia 10 de agosto. O governador Cameli confirmou ainda o chamamento de parte dos aprovados, no cadastro de reserva, no concurso da Polícia Militar.

“O fortalecimento da Segurança Pública é um compromisso meu e tenho buscado colocar em prática desde o início da gestão. Já conseguimos avançar no combate à criminalidade e tenho certeza de que seguiremos neste mesmo propósito. Gostaria de deixar claro que esses concursos públicos, assim como a convocação do cadastro de reserva da PM, fazem parte dos nossos esforços de equilibrar as contas públicas e não colocar em risco a folha de pagamento dos servidores públicos”, declarou o governador.

Governo redistribui vagas para o concurso ISE AC

O Governo do Acre irá redistribuir as vagas do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen AC) com o Instituto Socioeducativo (ISE AC).

No total, 175 oportunidades não ocupadas no cargo de agente penitenciário (atual policial penal) irão para carreira de agente socioeducativo do ISE AC.

A medida considera diversos fatores, entre eles a necessidade do Instituto Socioeducativo de ofertar 225 vagas de agente socioeducativo em um novo concurso ISE AC, após recomendação do Ministério Público do Estado.

Dessa maneira, esse pode ser o quantitativo oferecido no próximo edital. O Governo ainda não confirmou o número de vagas.

Além disso, das 1.376 vagas para o cargo de agente penitenciário, o Instituto de Administração Penitenciária atualmente possui o total de 1.148 vagas ocupadas. Assim, estão vagos 228 postos.

Um novo concurso Polícia Penal AC também está previsto para este ano. Conforme pedido do MP AC, devem ser abertas, no mínimo, 454 vagas em 2022.

O prazo considera a Lei Complementar 173/2020, que restringe a realização de seleções para a criação de novos cargos até 31 de dezembro.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.