A mais nova presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais do Acre (IMC) é a professora Degmar Kinpara, esposa do também professor Minoru Kinpara.
A escolha foi feita pelo governador Gladson Cameli e anunciada por ele nesta quarta-feira (18), em entrevista exclusiva ao ContilNet.
A nomeação deve sair na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (19).
“Ela tem muita competência e vai me ajudar na condução do IMC. Sempre tive muito respeito e admiração pelo trabalho dela e do Minoru, só que tínhamos as questões político-partidárias atravessando tudo isso”, disse o chefe do executivo.
Gladson recebeu Minoru em seu gabinete nesta terça-feira (17). Na ocasião, o filiado ao Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB) declarou apoio a Cameli nas eleições de 2020.
Minoru disputou a Prefeitura de Rio Branco no pleito de 2020 com o apoio do vice-governador Major Rocha, que vive atualmente uma relação tensa com Gladson.
O atual presidente do IMC é o procurador do estado, doutor Érico Mauricio Pires, um dos responsáveis pela criação do SISA no Acre – Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais, por meio da lei nº 2.308, de 22 de outubro de 2010.
A Lei foi criada com o objetivo de fomentar a manutenção e a ampliação da oferta dos serviços ecossistêmicos quanto ao carbono, à beleza cênica natural, à sociobiodiversidade, à água, ao solo, ao clima, à cultura e ao conhecimento tradicional ecossistêmico da região.
Érico Maurício retorna à Procuradoria-Geral do Estado devido ao grande volume de demandas na instituição, ajudando, assim, a reforçar os serviços jurídicos de maior relevância, no momento, junto à administração pública estadual.