ContilNet Notícias

Gladson escolhe Degmar Kinpara, esposa de Minoru, para presidir Instituto de Mudanças Climáticas

Por EVERTON DAMASCENO, DO CONTILNET

Gladson escolhe Degmar Kinpara, esposa de Minoru, para presidir Instituto de Mudanças Climáticas

Degmar Kinpara, esposa de Minoru, é candidata a vereadora/Foto: Reprodução/Facebook

A mais nova presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais do Acre (IMC) é a professora Degmar Kinpara, esposa do também professor Minoru Kinpara.

A escolha foi feita pelo governador Gladson Cameli e anunciada por ele nesta quarta-feira (18), em entrevista exclusiva ao ContilNet.

A nomeação deve sair na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (19).

“Ela tem muita competência e vai me ajudar na condução do IMC. Sempre tive muito respeito e admiração pelo trabalho dela e do Minoru, só que tínhamos as questões político-partidárias atravessando tudo isso”, disse o chefe do executivo.

Gladson recebeu Minoru em seu gabinete nesta terça-feira (17). Na ocasião, o filiado ao Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB) declarou apoio a Cameli nas eleições de 2020.

Minoru disputou a Prefeitura de Rio Branco no pleito de 2020 com o apoio do vice-governador Major Rocha, que vive atualmente uma relação tensa com Gladson.

O atual presidente do IMC é o procurador do estado, doutor Érico Mauricio Pires, um dos responsáveis pela criação do SISA no Acre – Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais, por meio da lei nº 2.308, de 22 de outubro de 2010.

A Lei foi criada com o objetivo de fomentar a manutenção e a ampliação da oferta dos serviços ecossistêmicos quanto ao carbono, à beleza cênica natural, à sociobiodiversidade, à água, ao solo, ao clima, à cultura e ao conhecimento tradicional ecossistêmico da região.

Érico Maurício retorna à Procuradoria-Geral do Estado devido ao grande volume de demandas na instituição, ajudando, assim, a reforçar os serviços jurídicos de maior relevância, no momento, junto à administração pública estadual.

Sair da versão mobile