25.3 C
Rio Branco
27 setembro 2021 9:43 pm

Intenção de consumo aumenta nacionalmente, mas Região Norte aponta retração

No Acre, situação com o emprego foi melhor observada com aumento de postos de trabalho

POR ASCOM

Última atualização em 31/08/2021 13:29

Segundo dados divulgados recentemente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), houve um resultado nacional otimista quanto à Intenção de Consumo das Famílias, atingindo 70,2 pontos, maior marca desde abril deste ano. No Norte, no entanto, de acordo com informações repassadas pelo consultor da presidência do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, Egídio Garó, a variação foi negativa, indicando uma retração de -2,4%.

Os indicadores referentes ao emprego atual também mostraram insegurança na manutenção do emprego em toda a Região Norte, ainda segundo Garó. No Acre, contudo, a situação com o emprego foi melhor observada com aumento de postos de trabalho, ocupados ao longo dos últimos três meses.

“Em dados apurados pelo CAGED [Cadastro Geral de Empregados e Desempregados] e em pesquisa feita pelo Sistema Fecomércio/AC, foi constatado que deve manter como positiva a manutenção da renda; mas, oposto ao observado na Região Norte, que houve uma retração de 2,4%, o acesso ao crédito também não foi positivo (-4,2%), acompanhado do nível de consumo atual, que aponta uma variação negativa de -4,9%, indicando a redução do consumo”, explicou Garó.

Segundo o consultor, produtos duráveis não estão nos planos do consumidor pelos próximos meses. “E, em relação à perspectiva profissional, as regiões norte e nordeste apresentaram resultados negativos de -3% e -3,6%, respectivamente. Além disso, mesmo com a ocupação de postos de trabalho no Acre, os trabalhadores ativos mantêm uma atitude de desconfiança, o que deve diminuir na medida em que as reformas das políticas tributárias forem ocorrendo, permitindo a geração de emprego e renda, e indicará tendência de melhora futura”, finalizou.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.