PM’s e bombeiros são presos por integrarem organização criminosa armada que faz extorsões

Nove servidores públicos, sendo policiais militares e bombeiros, foram presos durante uma operação que investiga uma organização criminosa em Rondônia nesta segunda-feira (9). A suspeita é que os PM’s e os bombeiros praticavam extorsão e integravam uma organização criminosa armada.

Segundo o Ministério Público do Estado de Rondônia (MP-RO), que coordenou a operação Soldado da Borracha, os militares e bombeiros são suspeitos de cometerem vários crimes na região do Soldado da Borracha, também conhecida como Estrada do Chaules, em Cujubim (RO).

A investigação aponta que o grupo de PM’s e bombeiro ameaçava posseiros de terras, dizendo-se proprietário dos lotes e assim forçava os moradores a desocuparem as áreas, tomando-as para si.

Ainda de acordo com o MP, para cometer as extorsões, a quadrilha de PM’s e bombeiros era estruturalmente ordenada, inclusive com divisão de tarefas, na região rural de Cujubim.

O grupo começou a ser investigado no ano passado. Os militares e bombeiros moram em Ji-Paraná, mas iam até Cujubim para cometerem o crime.

Os mandados de prisão foram expedidos pela 3ª Vara Criminal de Ariquemes. Foram 18 ações judiciais, sendo nove mandados de prisões preventivas e nove mandados de buscas e apreensões.

Crimes na Estrada do Chaules

Desde o começo de 2020, a região conhecida como Estrada do Chaules registra vários crimes de invasões, e até ataques contra residências.

Em agosto do ano passado, por exemplo, duas casas rurais foram alvos de roubo armado e incêndio criminoso. Utilizando violência e fazendo graves ameaças, os suspeitos expulsaram os dois trabalhadores rurais que estavam no lote.

Já em dezembro, uma casa de madeira foi totalmente destruída por um incêndio, também criminoso.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

PM’s e bombeiros são presos por integrarem organização criminosa armada que faz extorsões