Ícone do site ContilNet Notícias

“Policial civil não admite mais ser usado como massa de manobra”

Por R7 PLANALTO

"Policial civil não admite mais ser usado como massa de manobra" DIVULGAÇÃO/SSP-SP

O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária (ADPJ) e da Associação dos Delegados de Polícia de São Paulo (ADPESP), Gustavo Mesquita, diz que não existe motivo para que policiais civis participem dos atos de 7 de Setembro. A avaliação é que a categoria “foi abandonada” tanto pelo governo federal quanto pelo governo do Estado de São Paulo.

O presidente Jair Bolsonaro tem incentivado a sua base de apoio, que inclui as polícias, a se manifestar no 7 de setembro, e usa como bandeiras o voto impresso e os ataques ao Judiciário.

“Como instituição a nossa atuação deve ser sempre apolítica, apartidária, isenta e em defesa do Estado de Direito e da democracia. Mas enquanto cidadão cada um tem o direito de se posicionar e se manifestar dentro dos limites da Constituição. A Polícia Civil rechaça a tentativa de uso político da instituição policial civil por políticos que usam a bandeira da segurança pública para se eleger e depois viram as costas para a categoria. A polícia civil foi abandonada pelos governo federal e do Estado de São Paulo. Há um sentimento de abandono”.

A ADPESP representa 3.200 delegados de polícia do Estado de SP e a ADPJ delegados de 13 Estados da Federação.

Sair da versão mobile