18 de abril de 2024

Prefeitura de Cruzeiro do Sul inaugura ecoponto para coleta seletiva do lixo no centro da cidade

Prefeitura de Cruzeiro do Sul inaugura ecoponto para coleta seletiva do lixo no centro da cidade

A prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da secretaria municipal de meio ambiente, inaugurou na manhã desta quarta-feira, 11, o segundo ecoponto, sendo o primeiro localizado no centro da cidade. Com o objetivo de facilitar a coleta seletiva e ao mesmo tempo incentivar e familiarizar a população com este novo sistema, o novo ecoponto recebeu um tratamento visual através de um grafite de inspiração ecológica. A caixa coletora foi produzida a partir de um contêiner, que também recebeu um tratamento de design para tornar atrativo e funcional.

Subdividido entre plástico, metal, papel e vidro, a caixa coletora irá recolher o lixo já previamente separado, que será encaminhado à Coopsul, cooperativa inaugurada no início da gestão e que destina os resíduos sólidos para reciclagem.

“Muito importante para nossa cidade para as pessoas se adequarem ao novos sistema de coleta seletiva de lixo. Isso reduz em até 80% os custos de coleta e reciclagem. É muito bom, ver que a nova gestão está trabalhado por uma cidade sustentável”, disse Eutimar Sombra, diretor da Coopsul.

A Coopsul emprega hoje 21 pessoas, gerando receita para estas famílias. A maior parte dos funcionários foi recrutada entre as próprias pessoas que antes trabalhavam no lixão, arriscando suas vidas e saúde.

A ação faz parte de um conjunto de iniciativas da prefeitura através da secretaria de meio ambiente para melhorar a questão do lixo em nossa cidade. O próximo passo será a instalação de outros cinco Ecopontos em locais estratégicos de Cruzeiro do Sul.

“Iremos instalar em locais estratégicos para facilitar a destinação adequada, trazendo benefício para o meio ambiente e o lado social, e também atender à política nacional de resíduos sólidos e destinar à comercialização destes materiais. “, explica Ygoor Neves.

É importante que a população que for utilizar o espaço para destinar o seu lixo, higienize previamente o material para não atrair ratos, baratas e outros insetos ao local.

“Nós estamos através da SEMA, inovando algumas questões relativas à coleta de lixo em nossa cidade. Temos apenas três caminhões, mas já melhorou do ponto de vista visual. Ativamos a cooperativa e criamos ali um ecoponto. Com isso, estamos implantando a Coleta Seletiva através do ecoponto. Vamos criar cinco regionais,  e instalar um ecoponto em cada regional, um local de recolhimento para facilitar a coleta, fazer a limpeza corretamente e motivar os moradores de Cruzeiro do Sul a eles mesmos virem deixar o lixo especificado. Com isso estamos buscando e oferecendo alternativas para cada vez oferecer uma cidade mais limpa para o cidadão”, explicou o prefeito Zequinha Lima.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost