18 de abril de 2024

Você não é cavalo nem vaca, deixe de tomar ivermectina, alerta agência de medicamentos dos EUA

A agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) fez um alerta neste sábado (21), em sua conta do Twitter, sobre o uso da ivermectina, remédio ineficaz contra a Covid-19.

“Você não é um cavalo. Você não é uma vaca. Sério, pessoal, parem com isso”, afirmou a FDA na publicação, trazendo ainda um link para um posicionamento da agência, divulgado em maio deste ano, onde indica: “Por que você não deve usar ivermectina para tratar ou prevenir Covid-19”.

Voce não é cavalo nem vaca, deixe de tomar ivermectina, alerta agência de medicamentos dos EUA — Foto: Reprodução/Twitter

Voce não é cavalo nem vaca, deixe de tomar ivermectina, alerta agência de medicamentos dos EUA — Foto: Reprodução/Twitter

Apesar de ser ineficaz para combater a Covid-19, a ivermectina é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro e por adeptos do chamado ‘tratamento precoce’, que também não tem eficácia.

O tuíte da FDA ocorre um dia após um alerta publicado pelo Departamento de Saúde do Estado do Mississipi sobre o uso da ivermectina, depois de o Centro de Controle de Envenenamento ter recebido diversas ligações de pessoas que tomaram o medicamento.

Ao menos 70% delas informaram ter ingerido a versão do remédio voltada para uso animal, que teria sido adquirido em lojas de suprimentos para gado.

 

De acordo com o alerta, 85% das pessoas que ligaram apresentaram sintomas leves, mas uma delas foi instruída a buscar uma outra avaliação médica, após ter informado a quantidade de ivermectina que tomou.

Em maio, a FDA detalhou que a versão da ivermectina para uso animal é altamente concentrada, pois é usada em animais de grande porte, como cavalos e vacas, que podem pesar muito mais do que o um ser humano – uma tonelada ou mais. “Essas altas doses podem ser altamente tóxicas em humanos”, afirmou.

 

Essa orientação ocorreu após a agência ter recebido vários relatórios de pacientes que precisaram de ajuda médica e foram hospitalizados depois de se automedicarem com a ivermectina para cavalos.

Já a versão do medicamento para humanos age como um vermífugo, usado para promover a eliminação de vários parasitas do corpo.

Casos em alta nos EUA

 

As infecções por Covid-19 nos EUA têm crescido por causa da variante delta. Na quarta-feira (18), o governo americano anunciou que tem planos para ministrar uma terceira dose de vacina contra a Covid-19 no país a partir do dia 20 de setembro.

Na última semana, o país já tinha autorizado a 3ª dose da vacina para transplantados.

O governo dos EUA está preparado para oferecer a dose de reforço a todos que já foram imunizados há pelo menos oito meses com as vacinas da Pfizer e Moderna, afirmou, em um comunicado, o Departamento de Serviços Humanitários e de Saúde.

A dose de reforço será inicialmente dada aos profissionais da saúde, aos moradores de asilos geriátricos e pessoas mais velhas (esses foram os primeiros grupos que receberam as vacinas no fim de 2020 e começo de 2021).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost