Celular que carregava em tomada pega fogo e incendeia casa, diz famĂ­lia; vĂ­deo mostra estragos

Por G1 03/09/2021 Ă s 19:27

TrĂȘs cĂŽmodos de uma casa, na QE 26 do GuarĂĄ II, no Distrito Federal, foram totalmente destruĂ­dos por um incĂȘndio A suspeita Ă© que as chamas tenham começado depois que um celular que carregava na tomada da sala pegou fogo. A PolĂ­cia Civil investiga.

O caso ocorreu no dia 31 de agosto. Cynthia Lima mora na casa com o marido e a filha de 12 anos. Ela conta que acordou de madrugada para beber ĂĄgua e viu o incĂȘndio assim que abriu a porta do quarto. Apesar do susto, ninguĂ©m se feriu.

Cynthia afirma que, ao seguir em direção à sala, percebeu que o sofå pegava fogo. Segundo a moradora, as chamas saíam por uma tomada onde a filha tinha colocado um celular para carregar.

“A minha filha, de vez em quando, deita no sofĂĄ, porque Ă© espaçoso, nĂ©? E ela nesse dia queria dormir. Eu falei: ‘Bota o celular pra carregar e nĂłs vamos para o quarto'”, conta.

 

Celular e carregador derreteram

 

Cynthia Lima acordou de madrugada para beber ĂĄgua e viu incĂȘndio, provavelmente causado por celular que carregava na tomada.  — Foto: TV Globo /Reprodução

Cynthia Lima acordou de madrugada para beber ĂĄgua e viu incĂȘndio, provavelmente causado por celular que carregava na tomada. — Foto: TV Globo /Reprodução

Cynthia diz que o celular era original, porĂ©m, o carregador havia sido comprado em um camelĂŽ. “Creio que ele esquentou, deu curto”, diz.

O aparelho e o carregador derreteram com o incĂȘndio. Bombeiros estiveram no local e apagaram as chamas. EletrodomĂ©sticos, computador, TV e documentos pessoais foram queimados. O telhado da sala tambĂ©m foi destruĂ­do pelas chamas.

Segundo Cynthia, os cÎmodos jå passaram por perícia. A Defesa Civil descartou risco de desabamento e proibiu o uso da energia no andar de baixo, principalmente na cozinha, que foi atingida pela fumaça. Toda fiação deverå ser trocada.

Aquecimento

 

Anatel orienta a utilizar carregadores e baterias originais, compatíveis com o modelo do celular. — Foto: TV Globo / Reprodução

Anatel orienta a utilizar carregadores e baterias originais, compatíveis com o modelo do celular. — Foto: TV Globo / Reprodução

A utilização de carregadores não homologados ou não indicados pelo fabricante pode gerar sobretensão, ou seja, fornecimento à bateria de um valor de tensão elétrica superior ao que ela foi projetada para suportar. A sobretensão pode resultar em superaquecimento, fogo ou explosão.

Para evitar situaçÔes como esta, a AgĂȘncia Nacional de TelecomunicaçÔes (Anatel) orienta a utilizar carregadores e baterias originais, compatĂ­veis com o modelo do aparelho e homologados pela agĂȘncia.

O engenheiro elétrico Abiezer Fernandes explica que o local onde o celular é colocado para carregar também pode oferecer riscos.

“Tecido, sofĂĄ, cama, debaixo de travesseiro. As baterias do celulares aquecem e essa temperatura chega em um ponto onde, encontrando uma superfĂ­cie inflamĂĄvel, no caso o tecido, a chama começa a se propagar”, alerta.

(veja estragos clicando AQUI)

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂșdo de qualidade gratuitamente.