Na chave mais equilibrada do torneio, a cada rodada há dois clássicos. Nesta terça, o Liverpool visita o Porto, e o Milan recebe o Atlético de Madrid no San Siro.
No Estádio do Dragão, portugueses e ingleses fazem o quinto encontro entre as duas equipes pela Liga dos Campeões desde 2018, o nono da história. Até agora, o Porto nunca venceu. Mas impõe respeito diante de Jürgen Klopp.
– Assistimos Atlético x Porto, foi um jogo difícil. Se uma equipe tivesse merecido a vitória, seria o Porto. Portanto, diz muito sobre o campeão espanhol. Essa é a equipe que enfrentaremos. E não a equipe com a qual podemos pegar os pontos antes de lutarmos por eles, de forma alguma. Não nesta competição – analisou o treinador alemão.
Os Reds devem ter a volta de Firmino ao time titular. Thiago Alcântara segue fora, com lesão na panturrilha. No Porto, o experiente zagueiro Pepe é dúvida, com problema na perna. O zagueiro Mbemba cumpre suspensão.
O Milan recebe o Atlético de Madrid em seu primeiro jogo no San Siro pela Champions depois de sete anos. Curiosamente, o time espanhol foi seu rival na última partida no estádio pelo torneio, no confronto de ida das oitavas de final em 2014. Na primeira rodada, os italianos perderam para o Liverpool, e os espanhóis empataram com o Porto.
Vice-líder do Italiano, o Milan ainda não tem Ibrahimovic, lesionado. Bakayoko e Krunic seguem fora. No Atleti, Savic está suspenso e é desfalque.
GRUPO C
- 13h45 Ajax Besiktas
- 16h Borussia Dortmund x Sporting
Depois de aplicar a maior goleada da primeira rodada, o Ajax recebe o Besiktas em Amsterdã. Os holandeses venceram o Sporting por 5 a 1 em Lisboa na estreia em grande atuação de Antony e Haller, que marcou quatro gols. Os turcos perderam para o Borussia Dortmund por 2 a 1 em casa.
O time de Erik ten Hag faz uma temporada quase perfeita até aqui pelo Holandês e a Champions. Tem sete vitórias e um empate em oito jogos nas duas competições, com 35 gols marcados e apenas dois sofridos. Mas o treinador freou a empolgação e lembrou do primeiro jogo de 2021/22: a dura derrota para o PSV na Supercopa da Holanda.
– Houve um jogo contra o PSV há quatro, cinco semanas em que não podíamos fazer nada, agora dizem que vamos chegar à final da Champions League. Há uma diferença. É preciso algum realismo e análise. Não acho estranho que falem assim, mas a questão é que pode cair para os ambos os lados.
O Besiktas está cheio de desfalques por lesão. Os zagueiros Vida e Welinton, o meio-campista Pjanic e o atacante Alex Teixeira estão fora.
Na Alemanha, o Dortmund ainda não sabe se conta com Haaland para o duelo contra o Sporting. O artilheiro norueguês foi poupado na última rodada do Alemão, e a equipe de Marco Rose perdeu para o Borussia Mönchengladbach. O atacante tem dores na coxa. Reus também pode ser baixa.
Os atuais campeões portugueses, por sua vez, só têm uma missão: apagar a má impressão deixada pela goleada sofrida na estreia.
– Não há problema em dizer que as marcas ficaram um pouco na equipe. Tenho muita confiança na minha equipe e sei que estão à espera deste jogo para provar que as coisas podem ser diferentes. Eles sabem o que têm a fazer e vai correr bem – garantiu o técnico Rúben Amorim.
- 13h45 Shakhtar Donetsk x Internazionale
- 16h Real Madrid x Sheriff (tempo real no ge)
Líder do Espanhol, o Real Madrid tenta manter o bom início de temporada diante da maior surpresa da Liga dos Campeões até agora: o Sheriff. A equipe é a primeira da Moldávia a disputar a fase de grupos do torneio. Passou por quatro mata-matas na fase prévia até se classificar. E estreou com vitória por 2 a 0 sobre o Shakhtar Donetsk.
O técnico Carlo Ancelotti sabe dos perigos de enfrentar um azarão.
– É uma equipe que não se conhece muito, mas vendo as partidas, é uma equipe muito organizada, rápida na frente. Temos que ter máxima concentração porque precisamos dos três pontos para ficarmos bem no grupo.
Mendy, Marcelo, Carvajal e Bale seguem fora no Real Madrid, todos lesionados. A novidade pode ser o retorno do volante Kroos, que sequer estreou na temporada até agora.
No outro jogo da chave, a Inter de Milão visita o Shakhtar Donetsk na Ucrânia. Quem perder pode se complicar na chave. Ambos foram derrotados na primeira rodada. O técnico Simone Inzaghi cobrou um desempenho melhor do seu time.
– Pedi à equipe para que esteja pronta para reagir, para jogar bom futebol. Essas duas coisas foram vistas nos primeiros seis jogos. Mas gostaria de ver mais equilíbrio, atacamos com muitos jogadores e evoluímos muito. Mas talvez tenhamos que procurar escolhas menos difíceis. A falha em passes simples pode levar a contra-ataques e transições muito perigosos – analisou o italiano.