Concurso Banco do Brasil: saiba como funciona o curso de adaptação

Com inscrições encerradas, os candidatos do concurso Banco do Brasil devem ficar atentos às próximas etapas. Mas quem já prevê a aprovação pode esperar algumas novidades sobre essa fase, que inclui um curso de adaptação.

Após todas as etapas de seleção, o primeiro ano de contrato no banco também reserva diversas novidades para os aprovados. Em entrevista exclusiva à Folha Dirigida, em julho deste ano, o diretor de Gestão da Cultura e de Pessoas do BB, Thiago Affonso Borsari, falou sobre este processo.

Como prevê o edital, na contratação, os convocados assinarão um contrato individual de trabalho, a título de experiência, pelo prazo de 90 dias, o qual se regerá pelos preceitos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Nesse período, os admitidos serão avaliados sob o aspecto da capacidade de adaptação ao trabalho, das competências necessárias ao desempenho das
atividades do cargo e sob o ponto de vista disciplinar.

“No BB possuímos, ainda, um programa específico para ambientação e acolhimento dos novos funcionários, que é composto por cursos, trilhas de aprendizagens e diversas ações que são realizadas em todo o primeiro ano de trabalho no BB”, revela o diretor.

As definições sobre o modelo desse programa, duração e formato serão divulgadas no ato das convocações dos novos funcionários.

Os aprovados durante esse período de experiência terão então seu contrato firmado como escriturários, cargo considerado o primeiro passo dentro da empresa.

“Assim que o funcionário começa a trabalhar, já pode acessar os diversos cursos oferecidos pela Universidade Corporativa Banco do Brasil, bem como bolsas de graduação, pós-graduação, idiomas etc. Os treinamentos realizados, os conhecimentos adquiridos, bem como o desempenho no local de trabalho, serão decisivos para os rumos da carreira do novo funcionário”, explica Thiago Borsari.

Além da capacitação, o BB oferece, por meio de processos seletivos internos, oportunidades de ascensão, desde os primeiros cargos da carreira, até os cargos de liderança.

RJ e SP representam 24% dos inscritos no concurso

concurso Banco do Brasil conta com mais de 1,5 milhão de inscritos, sendo 405.101 somente nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. O quantitativo representa cerca de 24% do total de candidatos.

Folha Dirigida teve acesso, com exclusividade, aos números das microrregiões desses dois estados. Confira aqui a concorrência nas vagas para a ampla concorrência (efetivas e cadastro reserva).

No último dia 12, o Banco do Brasil divulgou o número de inscritos por região. Neste caso, Sudeste e Nordeste se destacam, com 595.690 e 438.699, respectivamente. Veja abaixo:

Região Ampla Concorrência Pessoa Preta ou Parda (PPP) Pessoa com Deficiência (PcD) Total
Centro-Oeste 188.488 37.050 2.727 228.265
Nordeste 345.295 89.473 3.931 438.699
Norte 149.076 30.308 1.761 181.145
Sudeste 487.049 102.263 6.378 595.690
Sul 181.335 18.446 2.395 202.176

 

Ao todo, foram registradas 1.645.975 inscrições, sendo 1.605.751 inscritos para as vagas de escriturário – agente comercial (tradicional) e 40.224 inscritos para as oportunidades de escriturário – agente de tecnologia (TI).

Segundo o Banco do Brasil, o quantitativo surpreendeu, tornando o concurso o maior da história do país, segundo a Fundação Cesgranrio, organizadora.

“Os números de candidatos superaram as nossas expectativas. A procura por uma vaga no Banco do Brasil nos deixa orgulhosos por termos cumprido o objetivo de atrair novos talentos, em nível nacional. Acreditamos que os candidatos foram atraídos pelas oportunidades de ascensão e encarreiramento que o BB oferece, além do conjunto de benefícios”, disse o vice-presidente corporativo do BB, Ênio Mathias.

Ao todo, o concurso conta com 4.480 vagas para a carreira de escriturário, de nível médio. Neste ano, no entanto, as oportunidades foram distribuídas por dois perfis profissionais:

  • agente comercial (escriturário tradicional) – 4 mil vagas, sendo 2 mil imediatas e 2 mil para cadastro reserva; e
  • agente de tecnologia (escriturário voltado para a área de TI) – 480 vagas, sendo 240 imediatas e 240 para cadastro reserva.

Saiba tudo sobre a seleção do BB

  • Órgão: Banco do Brasil
  • Cargos: escriturário
  • Vagas: 4.480 vagas
  • Requisito: nível médio
  • Remuneração: R$4.508,40
  • Banca: Fundação Cesgranrio
  • Inscrições: de 24 de junho a 7 de agosto
  • Provas: 26 de setembro

Concurso Banco do Brasil terá provas dia 26

Os candidatos do concurso Banco do Brasil serão avaliados por meio de provas objetivas e uma redação. Os exames estão previstos para o dia 26 de setembro, com cinco horas de duração.

A prova objetiva contará com 70 questões, sendo 25 de Conhecimentos Básicos e 45 de Conhecimentos Específicos.

Agente comercial (escriturário tradicional)

Conhecimentos Básicos – 25 questões

  • Língua Portuguesa (dez questões com valor de 1,5 ponto cada);
  • Língua Inglesa (cinco questões com valor de um ponto cada);
  • Matemática (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada); e
  • Atualidades do Mercado Financeiro (cinco questões com valor de um ponto cada).

Conhecimentos Específicos – 45 questões

  • Matemática Financeira (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada);
  • Conhecimentos Bancários (dez questões com valor de 1,5 ponto cada);
  • Conhecimentos de Informática (15 questões com valor de 1,5 ponto cada); e
  • Vendas e Negociação (15 questões com valor de 1,5 ponto cada).

Agente de tecnologia (escriturário com foco em TI)

Conhecimentos Básicos – 25 questões

  • Língua Portuguesa (dez questões com valor de 1,5 ponto cada);
  • Língua Inglesa (cinco questões com valor de um ponto cada);
  • Matemática (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada); e
  • Atualidades do Mercado Financeiro (cinco questões com valor de um ponto cada).

Conhecimentos Específicos – 45 questões

  • Probabilidade e Estatística (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada);
  • Conhecimentos Bancários (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada); e
  • Tecnologia da Informação (35 questões com valor de 1,5 ponto cada).

Após a primeira etapa, os candidatos serão classificados por microrregião/macrorregião/UF e de acordo com o total de pontos obtidos.

Serão eliminados aqueles que obtiverem aproveitamento inferior a 50% no conjunto das provas objetivas, em Conhecimentos Básicos ou na parte Específica.

Além disso, será eliminado o candidato com nota zero em qualquer uma das disciplinas. Somente será corrigida a redação dos aprovados, na objetiva, em uma posição que não ultrapasse o dobro do somatório do total de número de vagas e do número de cadastro de reserva.

redação, no modelo de um texto dissertativo-argumentativo, terá caráter eliminatório. A avaliação terá uma pontuação igual a 100, sendo necessário obter 70 pontos ou mais para ser aprovado.

Após a homologação do concurso, a seleção ficará válida por um ano, prorrogável por igual período. Os selecionados serão contratados, durante esse prazo.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost