17 de abril de 2024

Concursos Previstos 2022: Governo prevê abertura de mais de 40 mil vagas

Ano que vem pode ser a sua chance de entrar em um órgão público. O governo federal prevê a abertura de mais de 40 mil vagas para concursos em 2022. Os números fazem parte da proposta do orçamento do ano que vem apresentado pelo Ministério da Economia.

O orçamento é uma previsão de todos os gastos básicos que o governo terá ao longo de um ano. Ele deve respeitar o limite imposto do teto de gastos e outras regras determinadas em lei. O Congresso Nacional precisa aprovar a proposta do governo para que ela entre em vigor.

Vagas para concursos 2022

De acordo com a proposta enviada pelo governo federal, em 2022, serão ofertadas 40,7 mil vagas para novos servidores públicos. As oportunidades serão para órgãos que não realizam concursos há pelo menos três anos.

Entre os certames previstos para o ano que vem estão o concurso INSS e concurso Receita Federal, ambos com muitas oportunidades, sendo um dos que mais chamam atenção dos concurseiros. Portanto, apesar de não haver anúncio oficial de quais órgão serão contemplados, é recomendado que o interessado já comece a se preparar.

Servidores sem reajuste

Se por um lado a notícia de que o governo ofertará 41 mil vagas para concursos anima muitas pessoas, por outro, há a informação sobre o congelamento dos ganhos para os servidores civis.

Portanto, em 2022, não haverá reajustes salariais aos funcionários públicos “comuns”. A justificativa foi que a pandemia aumentou os gastos da União e inviabilizou que os salários fossem revistos.

Entretanto, os militares não sofrerão com o congelamento. A reforma da previdência prevê que haja uma reestruturação nas carreiras. Estima-se que serão gastos mais de R$ 217 bilhões somente com salários ao longo de 20 anos. Em 2022, é previsto quase R$ 10 bilhões em soldos e pensões.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost