23.3 C
Rio Branco
18 setembro 2021 3:32 am

Conheça os ‘mistérios’ da 7ª caverna inundada mais profunda do Brasil que passa dos 220 metros de coluna d’água

Com duas espécies de peixes que ainda não se sabem como foram parar no local e sem a real profundidade, a Lagoa Misteriosa, localizada em Jardim (MS), desperta curiosidade e encanto nos turistas que visitam o local.

POR G1

Última atualização em 02/09/2021 14:13

Um dos lugares com belezas exuberantes e que atrai turistas de diversas partes do mundo, a Lagoa Misteriosa, localizada na Serra da Bodoquena em Jardim, em Mato Grosso do Sul, encanta pela profundidade e palas águas límpidas que proporcionam uma vista de tom azulado do local. (Assista o vídeo CLICANDO AQUI).

Com “mistérios” que até hoje não foram revelados, mas que dão o charme da 7ª caverna inundada mais profunda do Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Espeleologia, a real profundidade e com duas espécies de peixes que até hoje não se sabe ao certo como foram parar nas águas cravadas no meio de uma dolina, ainda são desconhecidos.

Quanto às duas espécies de peixes, sendo essas o lambari e muçum, o guia de turismo que mora e trabalha na região João Gomes explica teorias ditas por professores que realizaram pesquisas no atrativo.

A primeira, é que ovos desses peixes poderiam ficar grudados nos pés da ave Martin Pescador que foi até em um rio nas proximidades e quando retornou ao lago, esses [ovos] eclodiram gerando novos peixes que se habituaram nas águas da caverna inundada.

Outra teoria, é que a mesma ave teria engolido peixes dessas espécies e os ovos conseguiram resistir passando pelo sistema digestivo e na lagoa, essas aves ao defecar, em contato com a água, esses ovos se eclodiram gerando novos peixinhos:

“Um professor especialista em peixe disse que há uma grande possibilidade nessa segunda teoria, porque os ovos conseguem sobreviver em ambiente ácido que é o intestino do pássaro até ser liberado em outro ponto, no caso, na água da lagoa”, explicou ao G1.

Portilho durante mergulho na Lagoa Misteriosa, em Jardim (MS) — Foto: Maycon Portilho/Arquivo Pessoal
Portilho durante mergulho na Lagoa Misteriosa, em Jardim (MS) — Foto: Maycon Portilho/Arquivo Pessoal

A caverna inundada que do alto parece apenas um pequeno lago azul, ao se aproximar, nota-se que este é formado pelo afundamento de uma rocha. Outro mistério que pairava na região, era que antigamente a população considerava o local mal-assombrado, por causa dos barulhos feitos pelo vento, parecidos com uivos, o que não se passa de uma lenda.

O atrativo que é a primeira caverna inundada do Brasil com autorização para receber turistas fica com mais de 220 metros de colun

Profundidade

Pesquisadores descobriram que o mistério da Lagoa Misteriosa é bem mais intenso. Mergulhadores já alcançaram 200 metros de profundidade do local e ainda não encontraram o fundo. Os visitantes descem acompanhados por instrutores e não chegam até essa profundidade e todos ficam maravilhados com a vista azul permitida pela água límpida.

Mergulho com cilindro na Lagoa Misteriosa  — Foto: Edson Acioli/Foto

Mergulho com cilindro na Lagoa Misteriosa — Foto: Edson Acioli/Foto

O espaço, que é procurado e admirado por centenas de pessoas, também virou cenário para a produção de materiais para as redes sociais. A escada que dá acesso à Lagoa Misteriosa se transformou em palco obrigatório para fotos e vídeos de quem mergulha ou simplesmente visita o atrativo, a ponto de já ser conhecida como a “escada mais famosa” do estado.

O guia de turismo que vive e trabalha na região, Maycon Portilho explica que a escada tem 190 degraus do mirante até a margem da lagoa, e que na parte inundada, são mais 30 degraus:

“A cada dez pessoas, no mínimo 9 querem fazer foto na escada. Posso afirmar que é a escada mais famosa do nosso estado. Talvez esse título pode ser dado pelo acesso que ela dá a um dos lugares mais incríveis quando se trata de natureza”, explicou ao G1.

a d’água e entra para na lista de paisagens únicas. É realmente um capricho da natureza que faz de Bonito e região, um dos “melhores destinos de ecoturismo do Brasil.

O diretor presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, explicou que a forma espontânea com que a escadaria vêm sendo divulgada nas redes sociais, ressalta ainda mais as belezas do local e tem contribuído para impulsionar o turismo que abrange as cidades da região. “Realmente a escada se tornou a mais famosa por conta do tamanho e também pelo acesso que ela dá a esse local que encanta qualquer um por sua beleza exuberante”, reforçou.

Com apenas 20 anos, o jovem Iago Bernardo, tem feito sucesso na internet com vídeos de mergulhos acompanhados de acrobacias e o famoso arco de bolhas que ele mesmo faz e ainda passa por dentro. A escada da Lagoa Misteriosa recentemente foi utilizada por ele durante um ensaio fotográfico.

O modelo ainda conta que o ensaio fotográfico debaixo d’água foi de uma sensação indescritível. Ele, que tem experiência em mergulho, também ficou surpreso com a beleza do resultado final de todo o trabalho.

“Essa escada se tornou um cenário quase obrigatório” para os turistas que visitam a Lagoa Misteriosa. De lá sai imagens incríveis em contraste com um cenário maravilhoso, lembrou.
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.