25.3 C
Rio Branco
21 outubro 2021 1:27 am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Desmatamento é principal causa da ameaça de extinção do sauim-de-coleira em Manaus, diz biólogo

POR G1 AM

Símbolo de Manaus, o primata sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) está ameaçado de extinção. Para o biólogo da Universidade Federal do Amazonas, Marcelo Gordo, o desmatamento é a principal causa da ameaça de extinção da espécie – que depende da floresta.

“Em primeiro lugar, a grande ameaça que existe é o desmatamento. É uma espécie de primata dependente de floresta. Não necessariamente de ser uma floresta primária, bem conservada, pois uma floresta secundária, como por exemplo, o Parque do Mindu, é suficiente para manter os bichos ali dentro, saudáveis, mas tem que ter floresta. Tem que ter árvore, tem que ter frutos dessas árvores que vão alimentar os sauins”, explicou o biólogo.

Segundo o Plano de Ação Nacional para a conservação da espécie, que Marcelo Gordo também participou, os sauins já adultos pesam entre 450 e 550 gramas e medem de 28 a 32 centímetros de comprimento, com uma cauda fina de aproximadamente 38 a 42 cm.

Leia mais em G1, clicando AQUI.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.