Ícone do site ContilNet Notícias

“Dia D”: Planos para o funeral da rainha Elizabeth vazam pela 1ª vez; veja detalhes

Por METRÓPOLES

A rainha Elizabeth II é o símbolo máximo da coroa britânica e a pessoa que reina a mais tempo na história. Nesta sexta-feira (3/9), foram revelados documentos detalhados com o protocolo completo dos 10 dias de funeral da monarca. A operação foi batizada de London Bridge (Ponte de Londres, em inglês), em referência a um dos principais símbolos da Inglaterra.

Aos 95 anos, a rainha está com boa saúde e prestes a completar 70 anos no trono. A antecipação dos protocolos das cerimônias é uma tradição da monarquia. O príncipe Philip, por exemplo, havia deixado todos os desejos para a cerimônia após sua morte registrados.

De acordo com o novo documento vazado pelo site Politico, que teve acesso aos memorandos secretos sobre a operação, os planos do governo inglês foram revistos com urgência recentemente, levando em consideração a pandemia. Ele detalha tudo o que deve ocorrer desde as horas seguintes à morte de Elizabeth II até o funeral na Abadia de Westminster.

Dia D

O data da morte da rainha será conhecido em Whitehall como o “Dia D”. Neste dia, o príncipe Charles, primeiro na linha de sucessão ao trono, deverá fazer um discurso à nação em uma transmissão ao vivo na TV, às 18h.

A página principal do site da família real se tornará uma tela preta, confirmando a morte da rainha, bem como ocorreu quando o príncipe Philip faleceu.

Sair da versão mobile