37.6 C
Rio Branco
21 setembro 2021 4:08 pm

Entenda qual é o melhor momento para comprar sua casa

POR INFORME PUBLICITÁRIO

Última atualização em 10/09/2021 15:49

A compra de um imóvel nunca é uma decisão fácil. Ainda que seja o sonho de muitos brasileiros, é preciso que o consumidor faça a análise de uma série de fatores para entender se, efetivamente, deve ou não realizar a transação.

A última coisa que queremos ao adquirir uma casa ou apartamento são problemas. Principalmente aqueles que são gerados por problemas que temos em relação à renda mensal, que estava bem até as parcelas da propriedade começarem.

Para auxiliar nesse momento, a contratação de um empréstimo com garantia pode fazer toda a diferença. Ficou curioso para saber mais? Continue a leitura até o final e confira!

Momento de decisão

Esta não é uma escolha qualquer, que possa ser tomada embasada apenas na felicidade ou no impulso. Para efetivar a compra de um imóvel é preciso muito mais do que apenas vontade.

Até porque, qualquer problema que venhamos a ter em relação ao pagamento pode acarretar em problemas seríssimos no futuro, sendo o seu pior cenário, a penhora da casa para a quitação de dívidas.

Portanto, antes de comprar uma casa ou apartamento, avalie bem sua situação financeira, para evitar quaisquer adversidades que possam vir a aparecer em seu futuro, principalmente, no que está próximo.

Assim, levantaremos alguns pontos que devem ser levados em conta antes de tomar tal decisão. Estes exercerão grande impacto sobre está, definindo se este será, ou não, o melhor momento de se adquirir um imóvel. Estes são:

Economia do país

Antes de tudo, existe a necessidade de se entender como está o comportamento atual da economia nacional. Isso se dá por um motivo muito simples: este aspecto pode impedir a conclusão dos próximos passos a serem dados.

Utilizando de um exemplo, nos anos de 2010 a 2013, houve um grande aquecimento dentro da indústria imobiliária. A partir de 2014 até meados de 2016, a crise por conta da queda brusca do mesmo perdurou, e podemos sentir seus efeitos até nos dias atuais.

Isto ocasionou em uma grande elevação de juros em cima de transações de crédito, tal como o financiamento, além da desvalorização da moradia, a estagnação do mercado e a paralisação de lançamento de novos imóveis.

Logo, para os sonhadores que tanto procuravam por seu próprio lar para adquirir, este sonho se extinguiu, pelo menos, pelo período de dificuldades. Após este, os sinais foram timidamente se elevando, mas é possível se constatar a melhora das vendas dentro do setor.

Para aqueles que possuíam um montante interessante para comprar um imóvel durante a época da crise, estes fizeram um ótimo negócio, visto o baixo preço de terrenos naquela época.

Já para os outros que precisavam utilizar de financiamento, a melhor alternativa era esperar pelo fim da crise e , com os juros menores, poder efetuar a compra de um imóvel. Portanto, se informe sobre a situação financeira do país antes de efetivar a compra.

Carreira profissional

Para alguns poucos privilegiados, a possibilidade de usufruir de uma estabilidade de emprego durante toda a sua vida é totalmente possível. Principalmente quando este vem agregado a um bom salário.

Ainda sim, esta não é a realidade de diversos cidadãos de nosso enorme país. Na verdade, muito pelo contrário, a dificuldade de se estabelecer em um local e o medo de ser despedido é uma verdade para muitos.

Fator este que se consolida ainda mais quando vemos a taxa de desemprego em nosso país. Através de informações divulgadas pelo IBGE, o número de desempregados ultrapassa os 12,5 milhões.

Caso você não faça parte destes e entenda que também não existem motivos para que adentre ao mesmo, esta é uma ótima hora para se comprar uma propriedade, visto que o financiamento pode ser realizado utilizando do FGTS, além de ter uma maior probabilidade de aprovação quando se comprove a renda.

Ainda sim, é sensato realizar a poupança de algum valor antes de se efetivar a compra do local, visto que em qualquer situação que possa vir a ocorrer durante este processo, o valor guardado pode, e fará, muita diferença.

Análise de orçamento

Um panorama de nossa vida financeira não é somente importante para quando vamos fazer a aquisição de um imóvel, mas sim, para diversos aspectos e decisões que tomamos ao longo dos anos.

Ainda sim, neste caso, levantar um orçamento se mostra estritamente necessário, visto que é através deste que você perceberá quanto pode arcar com os custos das parcelas e se as oferecidas cabem em seu bolso.

Por mais que estas não possam exceder 25% da sua renda total, existem ainda diversas contas que possuímos que podem atrapalhar muito dentro deste número. Logo, faça planilhas e avalie o todo de maneira minuciosa para descobrir se tem um capital mensal interessante para arcar com os custos do novo lar.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.