Já tramita na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) um pedido de empréstimo feito pelo governador Gladson Cameli no valor de R$ 214.020.000,00.
O valor será aplicado no financiamento do Programa de Infraestrutura e Saneamento do Estado do Acre (PROISA), para realização de obras de infraestrutura viária, urbana e de saneamento na maior parte dos municípios, se aprovado pela Casa do Povo.
O pedido já está nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Orçamento e Finanças (COF). Se passar por ambas com aval dos deputados integrantes, será levado ao plenário para apreciação dos demais parlamentares.
Em entrevista ao ContilNet, o líder do governo na Aleac, Pedro Longo, disse que o empréstimo que tem como avalista a União é para substituir o anterior com juros menores.
“Havia autorização para mais de 400 milhões dos quais serão utilizados apenas 100 para amortização e esse novo empréstimo vai substituir esses 300. Ou seja, vai reduzir em 100 milhões”, argumentou o deputado.
O recurso, de acordo com o texto, está sendo pleiteado junto ao banco de desenvolvimento Fonplata – com sede no Uruguai, Paraguai, Bolívia e Argentina -, que financia projetos em outros estados do Brasil.
O Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) é uma entidade financeiro do Tratado da Bacia do Prata que apoia técnica e financeiramente a realização de estudos, projetos, programas, obras e iniciativas que promovam o desenvolvimento harmônico e a integração física dos países membros da Bacia do Prata.