Jesus Sérgio apresenta projeto para que estabelecimentos ofereçam água filtrada gratuitamente

O deputado federal Jesus Sérgio (PDT) apresentou nesta quarta-feira (01), na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 3025/2021, que obriga o fornecimento de água potável gratuita para clientes de estabelecimentos que oferecem alimentação e hospedagens como bares, restaurantes, hotéis, lanchonetes, bem como, supermercados e locais de grande circulação de pessoas como estações rodoviárias, trens, portos e aeroportos, escolas e universidades, postos de saúde e hospitais, visando estimular o consumo de água ao invés de refrigerantes e reduzir o uso de garrafas plásticas.

Vale lembrar que o projeto não causará custos extras para os estabelecimentos comerciais, pois os restaurantes, bares e hotéis já possuem instalações para água filtrada em suas estruturas físicas.

No texto do projeto, o parlamentar ressalta que alguns estabelecimentos comerciais já adotam o procedimento de fornecer água filtrada aos seus clientes quando solicitado como forma de cortesia. “No entanto, a maior parte dos estabelecimentos não oferece ao cliente a possibilidade de consumir água de forma gratuita, especialmente aqueles dos ramos, alimentício e de hospedagem”, afirmou Jesus Sérgio.

Além dos danos relacionados ao meio ambiente pelo uso excessivo de garrafas e copos plásticos utilizados, o projeto de lei do deputado Jesus Sérgio representa uma contribuição para redução de bebidas açucaradas e refrigerantes que causam grandes danos à saúde humana.

Em países desenvolvidos como Estados Unidos e Canadá, o comércio local já oferece água filtrada da casa de forma gratuita. Nestes países é uma prática comum.

Jesus Sérgio defende que o consumidor tenha a opção de escolher se vai querer água filtrada ou água mineral. “Acreditamos profundamente que podemos ter um mercado de consumo consciente e saudável. Cremos que deve ser dada a opção ao consumidor para que este escolha, sem constrangimentos, se deseja consumir água filtrada ou se pretende pagar pela água engarrafada”, disse o deputado.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Jesus Sérgio apresenta projeto para que estabelecimentos ofereçam água filtrada gratuitamente