Ícone do site ContilNet Notícias

Municípios do Alto Acre devem vir fortes para disputar vagas na Aleac em 2022

Por THIAGO CABRAL, DO CONTILNET

Assembleia Legislativa do Acre. Foto: Agência Aleac.

Fronteira forte

No Alto Acre, as cidades que fazem parte da região já estão trabalhando forte para garantir seus representantes na Aleac a partir de 2023. Para a Câmara Federal, o movimento ainda é fraco.

Lista

Por enquanto, a lista conta com os nomes de Tadeu Hassem, Leila Galvão, Joelso Pontes e Zemar, em Brasileia; Daniel Dorzila, vereador Rubens, Everton Soares, Chiquinho Chaves, Rodrigo Zé Baxim, Torres, e o vereador Messias Lopes, em Epitaciolândia; Manoel Moraes, Carlos Venicius e Antônio Pedro, em Xapuri; e em Assis Brasil: vereador Wendel, Zé do Posto e Pilique.

Pode surpreender

Se a lista conta com medalhões como a ex-deputada Leila Galvão, a novidade pode surgir entre os debutantes: Tadeu Hassem. O nome é o escolhido da prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem (PT), para ser o representante do município no parlamento estadual.

Vai entrar

Dona de um capital político de dar inveja, a família Hassem, que tem como principal expoente a prefeita de Brasileia, deve eleger um deputado estadual no ano que vem. O irmão da prefeita e secretário de Finanças de Brasileia, Tadeu Hassem, confirmou à coluna que vem para a disputa de uma vaga na Aleac. Com o apoio da família vai ser difícil deixar essa vaga escapar.

Cautela

Apesar de confirmada a pré-candidatura, Tadeu ainda estuda por que sigla vai concorrer. “Terei cautela na escolha do partido, tive vários convites, de diversos partidos, mas a decisão será mais à frente”, disse.

Órfão

Segundo Hassem, que também é contador efetivo no município de Brasiléia, a sua candidatura é oriunda do trabalho da prefeita Fernanda. “Nossa base é Brasileia, que está órfão de representante a nível estadual. Daí nasceu a necessidade de termos essa representação regional”, disse à coluna.

Sem união

Se do lado do governador Gladson Cameli (PP), ainda existia uma ponta de esperança de fazer o senador Sérgio Petecão (PSD) desistir da candidatura ao Governo para apoiá-lo à reeleição, do lado do senador não há a menor chance disso acontecer. “Eu não vou voltar atrás”, cravou.

Pacotão

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), apresentou hoje um pacotão de obras a empresários da Capital. “Apresentamos um conjunto de obras estruturantes que iremos lançar nos próximos dias. Eles ficaram animados porque com esses investimentos esse segmento vai voltar a gerar emprego e renda na nossa Rio Branco”, disse o prefeito. Os investimentos serão na construção de elevados, mercados, edifício-garagem e creches. Será que a proposta de transformar Rio Branco na cidade mais bonita da Região Norte vai sair do papel?

TBT

No já tradicional TBT, o ex-senador Jorge Viana (PT) lembrou mais uma vez dos seus tempos de Governo. Hoje, o petista postou uma foto do dia de sua posse como governador do Acre e deixou um recado: “Boa política não se faz com intolerância e ódio. Quem ama, cuida! Tenho esperança de dias melhores para todos”.

Aplaudido

O ex-governador Tião Viana (PT) agradeceu em uma postagem nas redes sociais, nesta quinta, à Câmara de Vereadores de Rio Branco pela Moção de Aplauso que recebeu da Casa no último dia 2 de setembro. O requerimento partiu do vereador Francisco Piaba (DEM), que concedeu a honraria ao ex-governador por “ter sido uma das maiores referências no Estado do Acre no tratamento à Covid-19”.

Capoeira

O vereador de Rio Branco, Fábio Araújo (PDT), solicitou hoje, na Câmara, a revitalização da Praça da Capoeira. A indicação é para que o espaço, que foi atingido por um incêndio e que fica em um dos lugares mais frequentados da Capital, o Parque da Maternidade, seja reviralizado e devolvido em condições de uso para a comunidade.

Sair da versão mobile