Ícone do site ContilNet Notícias

No mês da Campanha do Setembro Amarelo, Cruzeiro do Sul já registra 48 tentativas de suicídio em 2021

Por JURUÁ ONLINE

Ainda há falta de conhecimento sobre o suicídio, por isso que muitos dizem que: “quem mata não avisa”, “que é frescura”, “que é falta do que fazer”. Foto: Reprodução

A campanha Setembro Amarelo de 2021 tem como tema: “Falar é a melhor solução”. Infelizmente, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo.

No Brasil, todos os dias cerca de 32 pessoas dão fim a própria vida. O número corresponde a uma morte a cada 45 minutos.

A Organização Mundial da Saúde afirma que “as tentativas de suicídio de adolescentes estão muitas vezes associadas a experiências de vida humilhantes, tais como fracasso na escola ou no trabalho ou conflitos interpessoais com um parceiro romântico.”

Os principais fatores de risco para suicídio são: transtornos psiquiátricos – os transtornos mentais mais frequentes são depressão, bipolaridade, alcoolismo, abuso de substâncias, transtorno de personalidade e esquizofrenia; tentativa prévia de suicídio – estima-se que pessoas que já tenham tentado tirar sua vida, possuem de cinco a seis vezes mais chance de tentar suicídio novamente.

Cerca de 50% das pessoas que se suicidaram já haviam tentado anteriormente; Solidão – alguns estudos indicam também que há prevalência de tentativas de suicídio acima de 65 anos. Isso indica que idosos podem sofrer com a solidão, sentimento de incapacidade e falta de perspectiva no futuro, levando à ideias suicidas.

Entretanto, além dos supracitados, podem haver também fatores como: abuso sexual na infância; alta recente de internação psiquiátrica; doenças incapacitantes; impulsividade/agressividade; isolamento social; problemas financeiros; suicídio na família.

Quando a família ou amigos percebem que teve mudanças no comportamento, é preciso agir com urgência, antes que aconteça uma tragédia. Um suicídio afeta 20 pessoas que conviviam com a pessoa.

Ainda há falta de conhecimento sobre o suicídio, por isso que muitos dizem que: “quem mata não avisa”, “que é frescura”, “que é falta do que fazer”. No entanto a pessoa avisa aos poucos, através de mensagens e das mudanças comportamentais.

Em Cruzeiro do Sul, no ano de 2020 teve um total de 47 notificações sobre tentativas de suicídio. Neste ano até o momento há 48 notificações. Esses dados foram coletados com a Vigilância Municipal de Epidemiologia.

A família ou amigos podem levar a pessoa para o CAPS Náuas, Hospital, Postos de Saúde, procurar médicos, psicólogos, psiquiatras, para iniciar os tratamentos.

Texto: Cintia Sampaio- Psicóloga

Sair da versão mobile