18 de abril de 2024

Novo vírus mortal deixa autoridades de saúde em alerta

Após causar a morte de um menino de 12 anos no último domingo, 5, O vírus Nipah está gerando preocupação nas autoridades de saúde do estado de Kerala, sul da Índia.

Embora menos transmissível, o patógeno é muito mais mortal que a covid-19, e possui potencial pandêmico.

Segundo a ministra de Saúde, Veena George, cerca de 188 pessoas que tiveram contato com a vítima foram identificadas, sendo 20 delas consideradas de alto risco.

Todos os que estiveram próximos do adolescente foram isolados ou hospitalizados, dentre eles, dois profissionais da saúde, que apresentaram sintomas da infecção dias depois do contato.

Vale lembrar que antes de falecer, o jovem ficou internado durante uma semana com febre alta e morreu ao apresentar inchaço cerebral.

O vírus pode provocar dor de cabeça, tosse, inflamação na garganta, problemas respiratórios e progredir rapidamente para inchaço nas células cerebrais, levando à sonolência, confusão, coma ou à morte.

Além disso, cerca de 20% dos pacientes curados apresentam sintomas neurológicos, que podem incluir convulsões e alterações de personalidade.

O vírus Nipah pode ser transmitido entre pessoas por meio de contato direto e fluídos corporais, e também de animais para humanos.

Os principais vetores da doença são os morcegos frugívoros Pteropodidae, mas o vírus também pode ser conduzido por cavalos, cabras, porcos, ovelhas, gatos e cães.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost