20 de abril de 2024

O Globo: Bolsonaro chega aos 1.000 dias de governo com média de três crises por mês

No dia 8 de setembro, o presidente Jair Bolsonaro abriu a reunião no terceiro andar do Palácio do Planalto pedindo a opinião de seus ministros sobre qual caminho deveria seguir: dar continuidade ao discurso radical dos atos de 7 de Setembro ou serenar os ânimos exaltados. Com uma caneta nas mãos e uma folha de papel em branco, Bolsonaro disse que traçaria duas colunas com os votos de cada um dos auxiliares sobre o rumo que deveria tomar diante do ápice da tensão institucional que ele próprio criou com a cúpula do Judiciário. Alguns auxiliares defenderam que era hora de pacificar; outros argumentaram que o presidente deveria ouvir o “apelo das ruas” e não recuar.

O diálogo simboliza um movimento frequente ao longo dos mil dias de governo, completados hoje: levantamento do GLOBO mapeou cem crises no período, uma média de três por mês.

Infográfico reúne: 1.000 dias de crise do Governo Bolsonaro

Bolsonaro estava prestes a esticar a corda mais uma vez quando foi convencido pelo ex-presidente Michel Temer a escrever uma carta pública apaziguando a relação com o STF, em geral, e com o ministro Alexandre de Moraes, em particular, já que o magistrado foi o destinatário do xingamento mais pesado (“canalha”) e da ameaça mais explícita — não cumprir decisões judiciais. Apesar do gesto, a harmonia entre os Poderes foi abalada, e os limites das instituições, testados outra vez.

Leia mais em O Globo, clicando AQUI.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost