ContilNet Notícias

Polícia apreende em MS 130 mil kg de solvente que renderiam 10 toneladas de ‘cocaína com alto grau de pureza’

Por G1

Barris cheios de solvente usados no refino de cocaína — Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal apreenderam na tarde dessa segunda-feira (27), em Corumbá, a 417 quilômetros de Campo Grande, região de fronteira entre Brasil e Bolívia, 130 mil quilos de solvente usado na produção de cocaína. A quantidade tirada de circulação renderia ao menos 10 toneladas de ‘cocaína com alto grau de pureza’.

O acetato de tetila, que é um produto químico de comércio controlado no Brasil, estava distribuído em tambores de 200 litros que seriam transportados para a Bolívia em cinco caminhões. Os veículos foram apreendidos e um brasileiro foi preso.

Conforme a polícia, a carga apreendida está avaliada no mercado lícito em mais de R$ 1 milhão e seria seria repassada a traficantes de drogas por pelo menos o triplo desse valor.

Caminhões com barris cheios de acetato de tetila — Foto: PF/Divulgação

Caminhões com barris cheios de acetato de tetila — Foto: PF/Divulgação

Ainda de acordo com a polícia esta foi a maior apreensão de acetato de etila já realizada em território nacional, foram retirados do mercado ilícito mais de 130.000 quilos do solvente que atualmente é o mais utilizado no processo conhecido como “refino” da cocaína.

A apreensão foi resultado de trabalho de inteligência das duas instituições federais e é a maior de acetato de tetila já realizada no país. Para o Ministério da Justiça, a ocorrência “reforça o compromisso das instituições envolvidas com o combate aos desvios de precursores químicos nas fronteiras como forma eficaz de combater o tráfico internacional de drogas”.

Sair da versão mobile