No feriado alusivo ao Dia da IndependĂȘncia, grupos a favor e contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) planejam ir Ă s ruas. Enquanto um grupo – o que faz oposição ao presidente – planejou um ato parado, na regiĂŁo central da cidade, o outro planejou uma motociata percorrendo as principais vias da Capital.
Os protestos acontecem em meio a diversos fatores: tensĂŁo entre poderes, clima de instabilidade polĂtica com prisĂ”es de figuras relevantes e, no Acre, movimentaçÔes que miram – desde jĂĄ – as EleiçÔes 2022.
Ă como se as eleiçÔes fossem um grande jogo e esta terça (7) fosse uma decisiva cartada: em ambos os lados, lideranças polĂticas movimentam-se e procuram despertar nos acreanos o sentimento de comunidade – um grupo neurologicamente reunido com o mesmo propĂłsito; no Marketing Digital, Ă© a experiĂȘncia e conexĂŁo com consumidores e potenciais clientes, tudo isso feito por meio de uma estratĂ©gia virtual ou fĂsica.
O lĂder do Partido dos Trabalhadores no Acre (PT-AC), CesĂĄrio Campelo Braga, Ă© um dos principais articuladores dos atos por parte da oposição. Importantes figuras do grupo, como os irmĂŁos Viana, Raimundo Angelim e Leo de Brito – este Ășltimo, com mandato na CĂąmara Federal – pouco se movimentam.
Em um dos Ășltimos tweets, Braga polemizou.
Agora, na terça da independĂȘncia, ele espera acreanos nas ruas protestando por comida, educação, moradia e itens de necessidade bĂĄsica – segundo ele, comprometidos com o governo Bolsonaro.
Do outro lado, temos MĂĄrcia Bittar. A bolsonarista que ganhou carta branca do presidente para realizar manifestaçÔes em todo o Acre – tanto em apoio a Bolsonaro como em protesto ao que o grupo chama de voto impresso auditĂĄvel – espera, nas manifestaçÔes prĂł-Bolsonaro, atos pacĂficos. Mas jĂĄ deixou claro que nĂŁo leva desaforo para casa.
âA rua Ă© do povo e cada um tem o direto de se manifestar pacificamente. Deixo alerta para nĂŁo aceitamos nenhum tipo de provocação vinda dos adversĂĄrio da nação, da famĂlia e de Deusâ, declarou dias atrĂĄs ao ContilNet.
Após verdadeira caravana que percorreu diversas regiÔes do Acre, mobilizando apoiadores do presidente para motociatas que reuniram centenas de motociclistas, o ato em Rio Branco gera, na pré-candidata ao Senado, expectativas positivas.
https://www.instagram.com/p/CTe3Fv0NouB/
âO Presidente Bolsonaro sofre o cerco dos que nĂŁo podem mais se servir do povo e dos insatisfeitos, que querem retomar o poder”, afirma.
Programação do Governo do Estado
O governador Gladson Cameli (Progresisstas) vai comemorar a data vacinando. De acordo com informaçÔes divulgadas pela Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), o governo do Estado farå um ato solene de hasteamento da bandeira no dia 7 de setembro, em respeito à påtria, sem a participação da população, em razão da pandemia de Covid-19.
“Nesse mesmo dia, tambĂ©m em busca de liberdade, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de SaĂșde (Sesacre), realizarĂĄ um mutirĂŁo de vacinação contra a Covid-19 nas dependĂȘncias da Biblioteca PĂșblica, das 9 Ă s 17h, com o objetivo de imunizar a população contra o vĂrus que mudou a rotina do mundo”, divulga a AgĂȘncia de NotĂcias do Acre.
Programação do Governo Federal
Em BrasĂlia, celebraçÔes pelo Dia da IndependĂȘncia nĂŁo terĂŁo o tradicional desfile militar na Esplanada dos MinistĂ©rios. Tal qual no Acre, a data serĂĄ comemorada com uma cerimĂŽnia de hasteamento da bandeira nacional no PalĂĄcio da Alvorada, partir das 9h, com a presença do presidente Jair Bolsonaro.
“O inĂcio da cerimĂŽnia serĂĄ com chegada de 18 paraquedistas, que pousarĂŁo no PalĂĄcio da Alvorada para entregar, ao presidente, a bandeira brasileira. Em seguida serĂĄ executado o Hino Nacional, para o hasteamento da bandeira, seguido de uma salva de 21 tiros de canhĂŁo”, destacou a AgĂȘncia Brasil.
Ao final da cerimÎnia, a Esquadrilha da Fumaça farå uma apresentação nos céus da capital federal.

