Tremor de terra de magnitude 4.8 é registrado no interior do Amazonas

Um tremor de terra de magnitude 4.8 foi registrado no município de Atalaia do Norte, no interior do estado do Amazonas, na noite de quarta-feira (8).

Dados das estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) indicam que o evento ocorreu às 22h14 (horário de Brasília), em uma profundidade de 15 quilômetros.

O abalo é de magnitude considerada mediana para os níveis do Brasil. Foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e confirmado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM)

“O evento sísmico ocorreu em uma região de baixa densidade populacional. Assim, não temos muitos relatos de que foi sentido na região. As cidades mais próximas do epicentro são Mâncio Lima (AC) e Cruzeiro do Sul (AC)”, disse o geofísico Marcos Ferreira do CPRM.

Ferreira observou ainda que os eventos dessa região costumam ser resultado das atividades da placa de Nazca. Contudo, em geral, são muito mais profundos que o evento de quarta-feira, em torno de 500 a 600 quilômetros.

Tremores anteriores

Em janeiro, construções de Manaus foram afetadas pelo reflexo de um terremoto de magnitude 5,7 na Guiana. Moradores de prédio relataram medo.

Em abril, um tremor de terra de magnitude 4,7 foi registrado em Barcelos (AM). O abalo foi sentido também em Manaus, mas não houve relatos de danos ou feridos.

Desde 2010, cerca de 40 sismos com magnitude acima de 3,0 foram registrados nos estados do Amazonas, Amapá e Roraima. O G1 entrevistou o coordenador do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), Marcelo Bianchi, sobre os tremores já registrados na região.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Tremor de terra de magnitude 4.8 é registrado no interior do Amazonas