Ícone do site ContilNet Notícias

Uraps suspendem realização de quase 20 tipos de exame em Rio Branco por falta de reagentes

Por EVERTON DAMASCENO, DO CONTILNET

Urap Maria Barroso, na Baixada da Sobral. Foto: Assis Lima/Ascom Prefeitura de Rio Branco

Uma denúncia feita à reportagem do ContilNet na manhã desta sexta-feira (10) aponta para a suspensão da realização de pelo menos 17 tipos de exames nas Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps) de Rio Branco, que estão sob a responsabilidade da prefeitura.

Os testes bloqueados são: A1C, Beta-HCG, Estradiol, Ferritina, Ferro, FSH, FT4, GGT, LH, Lipase, PCR, Prolactina, PSAT, Testosterona, TSH, TT3 e UREIA.

“Fui em todas as Uraps e em nenhuma delas consegui o exame de Beta-HCG que o médico me indicou para fazer”, disse a reclamante que preferiu não se identificar.

Nossa reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para constatar a veracidade da denúncia. O assessor de comunicação da pasta, Salomão Matos, disse que os exames estão em falta há pelo menos uma semana, mas que o problema tem a ver com o atraso na entrega dos insumos por parte da fornecedora.

“Não é culpa da Prefeitura ou da Semsa. Já licitamos o material e pagamos por ele, mas a empresa atrasou na entrega dos reagentes, o que comprometeu a realização dos exames. Sempre solicitamos a entrega antes mesmo de os reagentes acabarem, mas dessa vez atrasou”, explicou.

O jornalista informou que a transportadora conseguiu chegar à capital acreana nesta quinta-feira (10) com os materiais. A situação deve ser normalizada na segunda-feira (13), quando as unidades devem voltar a oferecer os referidos testes à população.

Sair da versão mobile