Afinal, suplemento com L-carnitina ajuda a emagrecer?

A L-carnitina é um dos suplementos esportivos mais procurados pelos adeptos de atividades físicas. Apesar de ser vendida com a promessa de emagrecimento, este é um ganho secundário, seus principais benefícios são a melhora da performance esportiva e o ganho de massa muscular.

“Ela não tem uma ação tão boa simplesmente para a perda de gordura e peso, mas ajuda no ganho de performance de uma pessoa que está fazendo atividade física, principalmente para o ganho de massa muscular”, explica Fernando Alves, endocrinologista do Hospital Santa Lúcia.

A L-carnitina é uma substância produzida naturalmente pelo organismo a partir da carnitina. Ela é armazenada nos músculos, o que contribui para a geração de energia pelas células e no desempenho durante os exercícios físicos. Não há comprovação científica de que ela ajude na perda de gordura.

A substância pode ser obtida a partir da ingestão de proteínas animais como peixes, carnes, ovos, leites e seus derivados. No entanto, o jeito mais fácil de consegui-la em quantidades suficientes é com a suplementação. Ela pode ser consumida em cápsulas ou em pó e, se possível, em um intervalo próximo à atividade física.

O uso deve ser feito a partir da indicação médica, com avaliação individual. “Depende muito do que o paciente está precisando. Nunca uma pessoa deve fazer uso de medicação ou, até mesmo, suplementação sem acompanhamento médico”, reforça Alves.

Leia mais em Metrópoles.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Afinal, suplemento com L-carnitina ajuda a emagrecer?