31.3 C
Rio Branco
3 dezembro 2021 12:24 pm

Apple perde a coroa de empresa mais valiosa do mundo para a Microsoft

POR ÉPOCA NEGÓCIOS

Última atualização em 29/10/2021 12:34

A Apple perdeu sua coroa de empresa de capital aberto mais valiosa do mundo para a Microsoft nesta sexta-feira (29), após queda nas ações da big tech. O valor de mercado da gigante fundada por Steve Jobs caiu para 2,43 bilhões de dólares, enquanto a companhia de Bill Gates alcançou os 2,46 bilhões.

Problemas na cadeia de fornecimento global prejudicaram as vendas da Apple durante o quarto trimestre fiscal, com o resultado do período frustrando expectativas de Wall Street. O presidente-executivo da companhia, Tim Cook, disse que o impacto será ainda pior no trimestre atual.

“Em comparação com os pares FAANG menos focados em hardware, a Apple também está muito mais exposta a interrupções na cadeia de suprimentos”, disse Sophie Lund-Yates, analista de ações da Hargreaves Lansdown.

A Apple, que recomprou 421,7 bilhões de dólares em ações ao longo dos anos, anunciou um programa de recompra de 90 bilhões de dólares em abril. Como resultado, o estoque de papéis em circulação da empresa continua diminuindo, encerrando seu quarto trimestre fiscal com 16,4 bilhões de ações.

As ações da Microsoft subiram mais de 45% este ano, com a demanda por seus serviços baseados em nuvem impulsionando as vendas. As ações da Apple subiram 15% até agora este ano.

O valor do mercado de ações da Apple ultrapassou o da Microsoft em 2010, quando o iPhone a tornou a principal empresa de tecnologia de consumo do mundo. As empresas se revezaram como os negócios mais valiosos de Wall Street nos últimos anos, com a Apple detendo o título desde meados de 2020.

Analistas dizem que a Apple administrou bem a questão da cadeia de suprimentos, mas com o CEO alertando sobre mais pressão, a porta está aberta para um golpe em seu desempenho com o início da temporada de festas.

Em contraste, a Microsoft estimou na terça-feira um final forte para o ano graças ao seu crescente negócio na nuvem, mas alertou que os problemas da cadeia de suprimentos continuarão afetando unidades importantes, como as que produzem seus laptops Surface e consoles de jogos Xbox.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.