23.3 C
Rio Branco
25 novembro 2021 5:29 am

Com bolsas da Capes atrasadas, universitários protestam em frente a Ufac: “Os alunos necessitam da bolsa para sobreviver”

O protesto é referente ao atraso no pagamento das bolsas dos bolsistas da Residência Pedagógica e do Pibid da Universidade Federal do Acre (Ufac) e Instituto Federal do Acre (Ifac)

POR RENATO MENEZES, PARA CONTILNET

Última atualização em 26/10/2021 16:43

Com o objetivo de clamar por algum posicionamento a respeito do atraso no pagamento das bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o movimento Lutas Permanentes realizaram nesta terça-feira (26), um ato em frente à Universidade Federal do Acre (Ufac) pedindo o pagamento das bolsas dos programas aos alunos do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica.

Nesta manhã, inclusive, os representantes do movimento se concentraram em frente à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para entregar uma carta conjunta à Comissão de Educação em defesa da ciência e em favor do pagamento das bolsas.

Movimento realiza ato em frente a Ufac cobrando pelo pagamento das bolsas Pibid e Residência Pedagógica. Foto: Reprodução.

Na carta, os estudantes falam que estão apreensivos quanto ao futuro das bolsas, visto que muitos dependem da renda tanto para dar andamento às pesquisas, como para a própria subsistência.

“O não pagamento da bolsa coloca em risco a permanência desses alunos que necessitam da bolsa para sobreviver. Portanto, esses cortes das bolsas refletem a exclusão dos alunos das camadas populares da universidade pública”, destacam.

Além disto, os acadêmicos enfatizam também que “o enfraquecimento dos programas em questão implicará também no aumento da precarização da profissão docente, pois, sem prática, a teoria se torna praticamente obsoleta, o que refletirá na formação desses futuros professores”.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.
Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!