18 de abril de 2024

Continente tomado: finalistas, brasileiros fazem história na América do Sul

A classificação do Athletico-PR para a final da Copa Sul-Americana, se juntando ao Red Bull Bragantino, é um marco grandioso para o futebol brasileiro em dimensão continental. Pela primeira vez na história, os títulos das principais competições da América do Sul serão disputados por quatro clubes do Brasil.

Além disso, outro fato inédito é a presença de quatro clubes de um mesmo país nas finais da Libertadores e Copa Sul-Americana. Isto levando em consideração a partir de 2002, quando a segunda maior copa do continente foi instaurada.

Flamengo, Palmeiras, Athletico-PR e Red Bull Bragantino entraram para a história antes mesmo do Furacão eliminar o Peñarol nessa quinta-feira (29/9). Só com a classificação dos paulistas e do carioca, o futebol brasileiro já atingiu uma marca ao ser o primeiro a colocar três equipes na briga pelos troféus das principais disputas do continente.

Ver um time brasileiro na decisão da Libertadores e outro na da Copa Sul-Americana, por exemplo, é algo até comum e nada extraordinário de se ver. Mas o barulho que os clubes do Brasil estão fazendo em 2021 é bastante significativo.

Já na classificação para as semifinais da Liberta, Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo bateram recorde, colocando pela primeira vez três clubes do mesmo país nesta fase da copa. E poderia ter sido ainda maior se o Fluminense tivesse conseguido passar pelo Barcelona de Guayaquil.

2008
LDU Quito x Fluminense na Libertadores
Estudiantes x Internacional na Sul-Americana

2009
Estudiantes x Cruzeiro na Libertadores
LDU Quito x Fluminense na Sul-Americana

2010
Chivas x Internacional na Libertadores
Goiás x Independiente na Sul-Americana

2012
Boca Juniors x Corinthians na Libertadores
Tigre x São Paulo na Sul-Americana

2013
Olimpia x Atlético-MG na Libertadores
Ponte Preta x Lanús na Sul-Americana

2017
Grêmio x Lanús na Libertadores
Independiente x Flamengo na Sul-Americana

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost