Hábito adquirido nos primeiros meses de pandemia, a higienização das compras e embalagens na chegada do supermercado não é tão eficaz no combate à covid-19. À época, ainda pairavam muitas dúvidas sobre a transmissão da doença.
Segundo a médica e pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcolmo, a população deve focar em medidas de prevenção mais eficazes, como o uso de máscaras e a lavagem das mãos.
“Cada vez está mais demonstrado que a transmissão do vírus da covid-19, que é de natureza respiratória, a transmissão é ambiental, portanto, é o ambiente que nos torna mais vulneráveis à contaminação”, explica em um vídeo publicada pela Fundação.
“De modo que limpar sacolinhas, embalagens, superfícies, isso perdeu sua importância. Não é mais necessário que ninguém eprca tempo com isso. Muito menos sola de sapato. Nada disso é importante. O importante é proteger-se usando máscaras de qualidade e saber que a contaminação está ligada ao ambiente”, finaliza.
Com os números em queda, o Brasil registrou ontem a menor média móvel de óbitos desde novembro de 2020. Ao todo, o país contabiliza 603.282 vítimas e 21.644.464 casos da doença.