Graças Ă intervenção do deputado estadual Gehlen Diniz (Progressistas), a base de cĂĄlculo para a incidĂȘncia do imposto de 12% sobre a banana, chamada de pauta, caiu de R$ 1,90 para R$ 0,50 o quilo, ou seja, quando o comprador de outro estado adquirir a banana no Acre ele paga o imposto na saĂda do estado, e com a pauta muito alta, a exportação fica inviabilizada, o que prejudica os produtores locais.
Atento a essa situação, a convite do deputado Jonas Lima (PT), Gehlen Diniz se reuniu com produtores de bananas de Acrelùndia que estavam bastante preocupados. O deputado acionou os técnicos da Secretaria da Fazenda (Sefaz), que também participaram da reunião e após a explanação dos agricultores e dos deputados, a pauta da banana foi reduzida.
âEssa ação parlamentar propicia uma economia de mais de 3.000 reais para os produtores em cada 1.000 caixas de bananas vendidas para outros estadosâ, destacou Gehlen.
Diniz enfatizou na tribuna da Aleac que esse foi um passo importante para estimular os pequenos produtores, mas que é necessårio ir além e zerar a pauta não só da banana, mas de todos os produtos da agricultura familiar.
O deputado informou ainda que vai levar esse pleito ao governador do estado e acredita que o mesmo irĂĄ atendĂȘ-lo, âpois o futuro do nosso estado passa pelo estĂmulo Ă produção agrĂcolaâ, finalizou.

