Ícone do site ContilNet Notícias

Escola suspende aulas presenciais após 3 casos de Covid em servidores da educação

Por G1 RO

Foto ilustrativa

Alunos da Escola Estadual Heitor Vila Lobos, em Ariquemes (RO), foram dispensados após três profissionais da educação testarem positivo para o coronavírus. A informação foi divulgada nesta terça-feira (19), um dia após o governo estadual publicar decreto liberando retorno total das aulas presenciais.

Segundo a equipe gestora da escola, os casos de Covid-19 dos três trabalhadores foram informados à escola na segunda-feira (18). Eles estão com sintomas leves.

À Rede Amazônica, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que os servidores positivados com o vírus não tiveram contatos com os alunos.

Devido aos casos positivos e seguindo o protocolo de Saúde, as aulas da Escola Heitor Vila Lobos foram suspensas até o dia 22 de outubro para todos os alunos.

No comunicado, a direção da escola pediu que se algum outro servidor ou aluno apresente sintomas da doença, que faça o teste da Covid-19 e, caso seja positivado, que comunique a escola.

As aulas presenciais em Ariquemes foram retomadas tanto na rede municipal quanto estadual.

O retorno 100% presencial do ensino da rede municipal foi na segunda-feira (18), mesmo dia em que o estado publicou decreto liberando o retorno do ensino presencial.

Segundo o estado, apenas os estudantes com comorbidades podem permanecer em aulas não presenciais depois que os responsáveis apresentarem o laudo comprovando as condições de saúde às escolas.

As escolas públicas estaduais também precisam seguir os percentuais de ocupação das salas, observando o contexto em cada município e as medidas de biossegurança.

O que fazer em caso positivo de Covid?

O decreto estadual determina que as escolas devem notificar à vigilância epidemiológica municipal os casos confirmados de Covid-19 em estudantes, professores e demais trabalhadores, avaliando a suspensão temporária, total ou parcial das aulas, se necessário.

As instituições devem promover ações de educação em saúde, realizando busca ativa daqueles que ainda não estão imunizados ou com a segunda dose ou dose de reforço.

 

Sair da versão mobile